Quando a unha encravada é perigosa?

Perguntado por: adias . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Se você sofre com unha encravada, não deixe de buscar ajuda especializada, visto que tratar a condição o quanto antes é essencial para evitar complicações. "Caso a área não seja tratada de forma adequada, ela pode evoluir para uma inflamação, infecção, cirurgias e, em alguns casos, até amputação.

No entanto, quando a área em torno da unha está muito vermelha, inchada e com pus, o problema exige uma visita ao médico, que pode indicar uma pomada antibiótica ou até mesmo uma cirurgia.

1. O que acontece se não tirar a unha encravada? Nos casos persistentes, a unha encravada pode infeccionar ou se tornar um processo crônico de inflamação de difícil tratamento sem cirurgia.

1. Quanto tempo demora para curar uma unha encravada? Quando tratada de maneira adequada, seja cirurgicamente ou não, a melhora costuma ser rápida, em torno de uma a duas semanas.

Micositan Phytomedicinal para Unhas Encravadas 30ml.

O quadro costuma ter duração maior que 6 semanas. A colonização da lesão por fungos ou bactérias pode acontecer, mas é considerada uma ocorrência secundária e não o evento inicial que desencadeia a inflamação. Na forma crônica a unha costuma estar menos inflamada e não é habitual haver coleção de pus.

Em sua fase inicial, a paroníquia aguda pode ser tratada com um antibiótico administrado por via oral (como dicloxacilina, cefalexina ou clindamicina) e banhos com água morna frequentes para aumentar o fluxo de sangue.

Uma unha inflamada precisa, em geral, de tratamento com antibióticos e com antissépticos. É muito importante procurar um médico dermatologista, se esse for o seu caso. Os podólogos pouco podem ajudar quando já existe uma inflamação com possível infecção no local.

De maneira geral, os procedimentos cirúrgicos para unhas encravadas são realizados sob anestesia local. O bloqueio digital, costuma ser o mais utilizado, através da infiltração de lidocaína ou bupivacaína em torno do dedo afetado.

A ida ao podologo é fundamental para o tratamento da unha encravada e prevenção do problema e o tratamento preventivo evita com que ela inflame.

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.

Isso porque o processo de tratamento é mais complexo e pode envolver a remoção de parte da unha ou outros procedimentos cirúrgicos. Nesse caso, o valor pode variar de 200 a 500 reais por dedo do pé, dependendo do grau de inflamação.

Fran alerta que, além do processo de infecção causado pelo encravamento, em alguns casos a unha precisa ser submetida a um procedimento cirúrgico ou até mesmo a uma amputação, levando a sérias complicações. Está convencida, né? Nada de tentar desencravar as unhas em casa.

Dermatologista Especialista em Tratamentos para as Unhas.

A unha levemente encravada pode ser tratada em casa, tentando-se levantar o canto da unha e inserindo um pedacinho de algodão ou gaze, para que a unha pare de crescer para o interior do dedo e acabe desencravando naturalmente.

Para desencravar a unha, é necessário procurar um podólogo, que pode indicar a higienização através de soluções antissépticas para diminuir a inflamação, desde que não haja maiores complicações. Caso o quadro piore, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico visando resolver definitivamente o problema.

Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias.

As frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa, são ricas em antioxidantes denominados antocianinas. Esses compostos possuem efeito anti-inflamatório e ajudam a manter o sistema imunológico funcionando de maneira adequada. Além disso, ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas.