Quando a Sudam foi extinta?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

Em 24 de agosto de 2001, o presidente Fernando Henrique Cardoso, na medida provisória nº. 2.157-5 e instalada pelo decreto n° 4.125, de 13 de fevereiro de 2002, criou a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e extinguiu a SUDAM, devido às inúmeras denúncias de corrupção envolvendo a organização.

Para isso, atuamos em praticamente 59% do território nacional, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão, considerando as riquezas naturais com diferentes biomas, a diversidade econômica, sociocultural, étnica e o potencial geopolítico e estratégico da ...

Em 27 de outubro de 1966, o então Presidente da República Castelo Branco extinguiu a SPVEA e criou imediatamente a SUDAM. A justificativa proposta pelo Estado brasileiro era a de que aquele órgão estava tomado pela pratica da corrupção, em decorrência da ação da política regionalista (BRITO, 2001).

O Sudão é o maior país africano com história antiga, assim como o Egito. O Sudão é um país de origem afroarábica que continuou sendo conhecido ao redor do mundo, no entanto, em alguns casos, por uma ótica estereotipada, que é objeto de preocupação internacional atualmente.

Criada originalmente pela Lei 3 692, de 1959, a Sudene veio substituir o modelo dos dois órgãos precedentes a ela (GTDN e Codeno). Foi idealizada no governo do presidente Juscelino Kubitschek, tendo à frente o economista Celso Furtado, como parte do programa desenvolvimentista então adotado.

Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam)
A Sudam foi originalmente criada em 1966. Em razão de denúncias de corrupção, havia sido extinta em 2001 e substituída pela Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA). Em agosto de 2007, a ADA foi extinta por decreto e sua estrutura foi incorporada à nova Sudam.

A Sudam não realiza contratação direta de profissionais, tendo em vista que a Superintendência é um órgão público e realiza suas contratações por meio de concursos públicos para o exercício efetivo como servidor público federal.

A Amazônia Legal foi definida em Lei Complementar no 124 de 03/01/2007 e é de responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM qualquer alteração em seus limites.

A SUFRAMA (sigla para Superintendência da Zona Franca de Manaus) é uma autarquia do governo federal que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico da região da Zona Franca de Manaus e das Áreas de Livre Comércio nos estados da Região Norte do Brasil.

A Operação Amazônia foi uma reunião de medidas, projetos e decretos implementados na Região Norte com a justificativa de minimizar ou eliminar o atraso econômico na Amazônia.

A criação da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em 1959, representou a instituição de uma política regional, que ia atrelar a economia nordestina ao processo de industrialização do país e tornar menos dependente das atividades exportadoras.

Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste ou Sudeco é uma autarquia federal brasileira criada por meio da lei nº 5.365, de 1º de dezembro de 1967, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da região Centro-Oeste.

A Sudene foi criada em 1959, com sede em Recife. Era uma autarquia diretamente subordinada à Presidência da República com a missão de combater o quadro de seca, desemprego, êxodo rural e domínio oligárquico na região.

Lei nº 5.173, de 27 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Plano de Valorização Econômica da Amazônia; extingue a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), cria a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), e dá outras providências.