Quando a Sony fechou?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A empresa japonesa de produtos eletroeletrônicos já havia anunciado, há alguns meses, o encerramento das operações em março de 2021.

Nessa expansão, a AIWA foi a marca escolhida, pelo Grupo MK, para esse novo desafio e a decisão deu-se por uma série de fatores, entre eles, o fato da marca já ter pertencido, por décadas, à própria empresa Sony.

Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (1º), a multinacional japonesa de eletrônicos Sony confirmou que irá deixar o mercado brasileiro de televisões, fones de ouvido e câmeras. As vendas pela empresa deixarão de ser realizadas já no final deste mês de março.

O que tem de Sony nas TVs Aiwa? Em 2020, o Grupo MK, da qual faz parte a Mondial, um dos maiores fabricantes brasileiros de eletrodomésticos, comprou a fábrica de eletrônicos da Sony em Manaus.

A Sony Computer Entertainment e Sony Network Entertainment se fundiram sob um novo nome nesta sexta-feira (1). As duas companhias agora atendem pelo nome Sony Interactive Entertainment.

No pacote, além das aquisições feitas no último ano, a Sony também adquiriu a Bluepoint Games, a Firesprite, a finlandesa Housemarque (nome por trás de Returnal), Nixxes Software e o Valkyrie Entertainment (estúdio que participou no desenvolvimento de títulos como God of War e Halo Infinite).

A Sony Pictures nomeia Danielle Bonatto, anteriormente gerente sênior de distribuição América Latina, como diretora de vendas no Brasil.

É a marca criadora e fabricadora de aparelhos de CD, disquetes, celulares, Smart TV, e outros. Dona de marcas e subsidiárias como Walkman, Bravia, Sony Computer (PlayStation) e Xperia.

A gigante japonesa, Sony, anunciou em comunicado que as operações fabris da empresa no país serão encerradas em 2021. Hoje, a empresa só tem uma fábrica em território brasileiro, que fica em Manaus.

Os demais negócios do grupo Sony no Brasil (Games, Soluções Profissionais, Music e Pictures Entertainment, incluindo Playstation) continuarão a manter normalmente sua forte atuação no mercado local. Os produtos que serão descontinuados produzidos na fábrica de Manaus são os de TV, produtos de áudio e câmeras digitais.

Como a Sony não vende mais TVs oficialmente no Brasil, os modelos não devem desembarcar por aqui. A seguir, conheça com mais detalhes cada uma delas.

Abrange uma área de 23 500 000 km2 e engloba o Canadá, os EUA, o México e a Gronelândia.

Giovanni Marins Cardoso, fundador da Mondial Eletrodomésticos e, posteriormente, do Grupo MK, hoje detentor das marcas Mondial, AIWA, XZone e Movitec, é formado em Engenharia Elétrica, com especialização em Marketing e Neurolinguística.

A Mondial é uma marca brasileira de eletrodomésticos portáteis, fundada no ano de 2000 pelo empresário Giovanni Martins Cardoso. Sua maior planta, na cidade baiana de Conceição do Jacuípe, possui 241 000 m2 e emprega 2 200 funcionários.

Até 2010, a companhia era avaliada em US$ 35 bilhões e, em fevereiro de 2021, o valor atingiu a alta de US$ 77 bilhões.

A fábrica da Sony na Zona Franca de Manaus passa agora a ser propriedade da Mondial, que começa a operar no local em fevereiro de 2021.

O Master Trust Bank of Japan, Ltd.
(Trust Account) é o maior acionista da Sony Corporation, detendo uma impressionante participação acionária de 17.9%, representada por 220,823 mil ações.

Embora anunciadas para o final de 2021, as TVs da brasileira Mondial só devem chegar ao mercado a partir de março de 2022. Há grande expectativa, já que a empresa comprou a fábrica da Sony na Zona Franca de Manaus (AM) para ingressar no setor.

Sony Interactive Entertainment

Sobre a Sony Interactive Entertainment
A Sony Interactive Entertainment é uma subsidiária integral da Sony Group Corporation.

A japonesa Sony misturou a palavra em latim "sonus", que significa "som", com a expressão popular japonesa "sonny", que nos anos 1950 descrevia um jovem que fosse "inteligente e apresentável".

Como o PlayStation 5 foi lançado em 2020 e o PS4 em 2013, isso põe o PlayStation 6 para no mínimo 2027. Além disso, de maneira geral, os consoles são lançados cinco anos após o desenvolvimento dos mesmos começar.