Quando a soneca da tarde atrapalha o sono da noite?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

A soneca da tarde ajuda os pequenos no desenvolvimento físico e psicológico, justamente por ser nesse período em que a criança produz uma alta quantidade de melatonina, o hormônio responsável pela indução do sono. Quando eles não conseguem descansar nesse período, acontece um efeito chamado pressão de sono.

A boa notícia é que cochilar à tarde faz bem e oferece benefícios à saúde do corpo e da mente. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), aumenta a disposição e a produtividade nas tarefas diárias, diminui o cansaço e melhora a concentração e o desempenho cognitivo.

Além do sentimento de renovação e disposição, cochilar por um determinado tempo à tarde faz bem para nossa saúde. Diversos estudos recentes têm apontado os benefícios da prática, que é tradição em muitos lugares do mundo.

Acordou no meio da noite? Veja 8 truques para voltar a dormir rápido, segundo os gurus do sono

  1. Mantenha um diário do sono. ...
  2. Não force o sono. ...
  3. Não olhe para o relógio. ...
  4. Desligue seus dispositivos. ...
  5. Aceite seus pensamentos. ...
  6. Mantenha sua mente no presente. ...
  7. Relaxe os músculos. ...
  8. Levante-se.

Para tratar a insônia:

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados para poder alcançar os pés com as mãos.
  • Pegue um pé na mão e enrole os dedos dos pés.
  • Sinta a curva na planta do pé.
  • Aplique pressão firme e massageie este ponto por alguns minutos usando movimentos circulares ou para cima e para baixo.

Estudo aponta que o ideal é um cochilo que dure entre 10 e 20 minutos. Aquela sonequinha no fim da tarde para recuperar as energias é um dos hábitos mais comuns da rotina.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

Os resultados revelaram que o aumento do risco de mortalidade entre aqueles que são claramente noturnos parece ser explicado principalmente por um maior consumo de tabaco e álcool em comparação com as pessoas consideradas matutinas.

A sesta é um breve período de descanso que se dá no início da tarde, geralmente depois do almoço.

40 minutos

A orientação é que o sono depois do almoço seja de 15 a 40 minutos. Dessa forma, o descanso é reparador para o organismo e não prejudica a digestão, porque o metabolismo está funcionando normalmente e não dá tempo de entrar em sono profundo.

1) A primeira soneca do dia é a mais importante! Ela é a soneca que mais vai ajudar seu filho a realmente descansar. Não estamos falando aqui que as outras sonecas não são importantes, mas certamente esta é a mais restauradora. 2) Muitos bebês de 6 meses ainda precisam de 3 sonecas ao dia.

Dra. Dalva lista os principais sintomas de insônia no curto e no longo prazo: "No curto prazo, é observado irritabilidade, sonolência, dificuldade para se concentrar e mal-estar geral. Alguns indivíduos suscetíveis podem ter dor de cabeça e até mesmo aumento da pressão arterial.

Acender as luzes da casa pela manhã e fazer pausas no trabalho com uma caminhada ao ar livre durante o dia também ajudará a acertar o relógio biológico, disse Wright. Para deixar seu corpo pronto para dormir, “é igualmente importante diminuir as luzes e os aparelhos eletrônicos em casa à noite”, disse Wright.

Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

A ansiedade noturna vai dizer respeito a preocupações e medos, sejam eles fundados em algo concreto da vida da pessoa ou algo inconsciente”, diz Baviera.

Bebidas que podem ajudá-lo a dormir (e outras que pioram o sono)

  1. Chá de camomila. Será que é hora de uma xícara de chá de camomila? ...
  2. Chá de ashwagandha. ...
  3. Chá de valeriana. ...
  4. Leite morno e chá com leite dourado. ...
  5. Chá com leite dourado. ...
  6. Chá de erva-cidreira. ...
  7. Chá de passiflora. ...
  8. Outras bebidas para uma noite nas nuvens.

A atividade aeróbica pode melhorar o tempo de sono profundo inclusive de pessoas que relatam ter bom sono. Exercício matinal em ambiente externo é o ideal, pois a luz natural ajuda a reforçar o ritmo circadiano natural. Evite exercícios nas duas horas antes de se deitar pois o estímulo pode dificultar cair no sono.

A melatonina é um hormônio que nosso corpo produz de forma natural. Além disso, tem um papel vital na regulação de nosso ciclo circadiano (ciclo vigília-sono). Esse tipo de remédio atua em receptores específicos da melatonina, o que induz sono e a regula o ciclo vigília-sono.

6 passos para pegar no sono

  1. Diminua a luz do ambiente. Para começar, sente-se na beirada da cama e desligue o celular -a única luz que pode estar acesa nesse momento é a do abajur.
  2. Relaxe a face. ...
  3. Relaxe os ombros e braços. ...
  4. Relaxe as pernas. ...
  5. Esvazie a mente. ...
  6. Crie um cenário sereno.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

Por exemplo, se você precisar acordar às 6h, considere encerrar antes das 23h. Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior. Mas, aqui vale um adendo: não é ir deitar às 22h, mas sim, pegar no sono por volta desse horário.