Quando a serotonina é liberada?

Perguntado por: vbarreto . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

A liberação da serotonina acontece quando você se sente valorizado ou importante e logo após uma atividade que seja fonte de prazer – seja ter uma relação sexual, dar risada com os amigos ou comer seu prato preferido.

A serotonina é produzida de forma endógena pelo nosso organismo, a partir de um aminoácido essencial chamado triptofano, que é obtido através de alguns alimentos. Outra forma de aumentar a concentração desse hormônio na corrente sanguínea é através da prática de atividades físicas.

A glândula pineal, localizada no centro do cérebro humano, é responsável por secretar a serotonina. Além disso, essa mesma glândula tem como função produzir a melatonina.

Como estimular a serotonina
Você pode fazer isso com massagem, sauna, ioga ou outra atividade de redução de estresse que você goste. A luz solar estimula a produção e a liberação de diversas substâncias benéficas em nosso corpo.

8 maneiras de aumentar o nível de serotonina, o hormônio da...

  1. Chocolate. Sim, ele realmente nos deixa mais feliz! ...
  2. Meditação consciente. Torne-se mais atento! ...
  3. Exercícios. A atividade física também aumenta o nível de serotonina. ...
  4. Ioga. ...
  5. Sol. ...
  6. Ômega 3. ...
  7. Iogurte. ...
  8. Afeto.

Síndrome serotoninérgica, popularmente conhecida como serotonina alta ou síndrome da serotonina, é uma condição em que, com o aumento abrupto da serotonina a sinapse (comunicação entre os neurônios) é estimulada de forma exagerada, acima do adequado.

A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue.

Aliás, níveis muito altos de serotonina provocam o desinteresse sexual. Isso pode acontecer com pessoas que tomam antidepressivos (inibidores seletivos de recaptação de serotonina), que elevam os níveis de serotonina e diminuem a libido.

Sintomas Físicos
Esses problemas geralmente são temporários e leves. No entanto, um problema potencialmente grave é o comprometimento da hemostasia, podendo a coagulação ser prejudicada devido à diminuição da concentração do neurotransmissor serotonina nas plaquetas.

É uma substância que da a sensação de poder, autovalorização e auto admiração. Por conta disso, ela é conhecida também como hormônio do prazer, pois eleva a nossa motivação e confiança. Além disso, está diretamente ligada à libido.

Vitamina B6 contribui para redução de ansiedade e depressão, aponta estudo. O uso de vitamina B6 pode contribuir para a redução de sentimentos de ansiedade e depressão, de acordo com estudos recentes.

Assim, algumas formas que podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina circulante no sangue para garantir os benefícios proporcionados por esse neurotransmissor são:

  1. Praticar atividade física. ...
  2. Tomar sol diariamente. ...
  3. Alimentação rica em triptofano. ...
  4. Atividades relaxantes. ...
  5. Uso de suplementos.

Os inibidores do transportador da serotonina são usados em depressão leve ou grave, ataques de ansiedade ou pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e distúrbio bipolar.

A classe de medicação mais indicada para esta função é a dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS). Outras medicações que contém inibidores da recaptação da serotonina também podem ajudar fazendo a ação da serotonina ser maior e durar mais tempo.

Banana, abacaxi, abacate e ameixa. São as frutas com mais triptofano, aminoácido essencial que promove a liberação de serotonina.

A ocitocina forma, junto com a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e a endorfina, um grupo conhecido como “hormônios da felicidade”, por sua capacidade de regular as sensações humanas.

O beijo libera serotonina, o hormônio do bem-estar, reduzindo a liberação de hormônios do estresse. Isso faz com que as células responsáveis pelo sistema imunológico possam produzir defesas para o organismo.

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo.