Quando a separação é um trauma?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O inconformismo com o término, o sentimento de abandono e solidão, a insatisfação com a queda no padrão de vida, o fato do ex ter estabelecido novo relacionamento, são alguns dos muitos traumas que um divórcio pode ocasionar. Fato que, torna tudo, ainda mais doloroso.

A separação é uma experiência bem dolorosa que pode desencadear um estresse emocional por um longo tempo. Embora a vivência a dois geralmente já esteja desgastada, a dor de se separar assemelha-se a um luto, pois representa uma perda concreta.

O excesso de expectativa é a causa mais comum para o divórcio, tendo em vista que resulta em frustração recorrente e, no final das contas, causa diversos conflitos que só tendem a piorar. É por isso que todos os especialistas em comportamento a dois indicam: é necessário dialogar.

Separações são dolorosas por causa do vínculo entre o casal. O que gera o vínculo é a consumação do amor. Quando duas pessoas resolvem ficar juntas, elas consumam o amor. Mas não é somente "ficar" junto, é ficar junto de coração para coração, mesmo que estejam separados fisicamente, ali começa o vínculo.

o luto na separação é mais dolorido, pois aquela pessoa sempre estará ali, se relacionando com outras pessoas, quebrando promessas e sonhos que havia feito junto com você. O luto na separação é um processo doloroso e que não deve ser interrompido ou impedido, ele tem que ser encarado e vivido.

RIO — Logo após o fim de um relacionamento, as mulheres são as mais atingidas. Mas a longo prazo, os homens sofrem mais.

Então, em resumo, podemos dizer que a mulher sofre muito com o fim do relacionamento, mas por pouco tempo; já o homem sofre de maneira mais branda, mas por muito mais tempo. Além dessas informações, Morris nos chama a atenção para o fato de que as mulheres têm mais a perder quando estão com o parceiro errado.

O que acontece com um homem depois de uma ruptura depende de quem fez o rompimento. Homens normais, como Seal, também ficam tristes com o fim de um relacionamento e focam na luta contra aquela dor da separação assim como as mulheres. A Cosmopolitan fez uma lista de como os homens tentam superar um rompimento.

Separação, divorcio, pode ser uma experiência altamente estressante e, sendo assim pode surgir como resposta a este estresse sequelas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, hostilidade, medo, raiva, abuso de álcool ou drogas - dependência química , etc.

Veja 8 dicas para superar a separação e dar a volta por cima

  1. Planeje o futuro. Está na hora de planejar. ...
  2. Faça algo de bom para si mesma. ...
  3. Faça algo de bom para alguém. ...
  4. Coloque seus sentimentos no papel. ...
  5. Tenha em mente que seu ex vai seguir em frente. ...
  6. Olhe suas contas. ...
  7. Limpe o ambiente. ...
  8. Flerte.

A única ordem que diz respeito ao divórcio está baseada em Deuteronômio 24.1-4, em que a mulher que se divorciou pela segunda vez (ou caso seu segundo marido tenha falecido) não pode retornar para o primeiro marido. Deus concedeu a possibilidade do divórcio para causa da “dureza de coração” das pessoas.

Alertas que podem ser resolvidos
Falta de comunicação; Falta de confiança; Passado problemático não resolvido.

Uma das razões pelas quais um casal apaixonado se separa geralmente é a falta de valorização. Há ocasiões em que o tempo nos prejudica e o faz de uma maneira muito específica. É muito comum começar a tomar muitas coisas como certas: as ações do outro, os esforços, os detalhes, as vontades, as virtudes…

As Fases do Luto Após o Fim do Namoro

  • 1 – Negação. Ao ver o namoro se acabar, é natural que custe a acreditar que aquilo está realmente acontecendo. ...
  • 2 – Raiva. ...
  • 3 – Negociação. ...
  • 4 – Depressão. ...
  • 5 – Aceitação.

Veja as dicas de Lisandra para passar pelo período com a integridade emocional preservada.

  1. CUIDE DA AUTOESTIMA. É praticamente impossível passar por um processo de separação sem ter a autoestima fortemente abalada. ...
  2. PRESERVE OS FILHOS. ...
  3. CONTATO ZERO. ...
  4. CALMA COM UM NOVO ROMANCE. ...
  5. FOQUE NO TRABALHO E MUDE ROTINAS.