Quando a rouquidão é preocupante?

Perguntado por: rlima . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Se a rouquidão persistir por mais de 3 semanas e não estiver associada a resfriado ou gripe, é aconselhável procurar atendimento médico. Inclusive, se houver outros sintomas como tosse sanguinolenta, dificuldade para engolir e ou a sensação de um nódulo no pescoço, é altamente recomendável buscar essa avaliação.

Entre as mais comuns, estão as infecções de via aérea superior, como gripes e resfriados; lesões benignas das cordas vocais – nódulos, pólipos e cistos –; alterações estruturais mínimas da laringe, geralmente desenvolvidas ao nascimento; doenças neurológicas e tumores benignos, como o papiloma; e, por fim, tumores ...

É importante estar atento e, se os sintomas persistirem, procurar um otorrinolaringologista para acompanhar e fazer o tratamento adequado. A princípio, pode ser necessária a realização de uma laringoscopia – exame para analisar as pregas vocais e a laringe.

Rouquidão costuma ser o sintoma inicial do câncer de laringe e, geralmente, está associada a um tumor na glote ou na subglote. Quando ele está situado acima da glote (supraglote), os sintomas são dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e sensação de um corpo estranho na altura do pescoço.

Qual remédio é bom para rouquidão?

  • Chá de limão com mel.
  • Gargarejo de romã e agrião.
  • Xarope de mel com própolis.
  • Xarope de nabo com açúcar;
  • Chá de orégano.
  • Suco de amora.

Gargarejos. Esse é um poderoso remédio caseiro para rouquidão e pode ser feito com água morna e uma pequena colher de chá de sal ou, caso já tenha em casa, a combinação entre romã e mel. Os gargarejos ajudam a musculatura das cordas vocais limpando a garganta e auxiliando no controle da inflamação.

EUPHON® Pastilhas (Erisimo Officinalis): Indicado no tratamento sintomático da afonia, rouquidão, tosses irritativas e afeções laríngeas.

Evitar comidas apimentadas e muito condimentadas
O excesso de condimentos, como pimenta e outros temperos mais fortes, é desaconselhável em caso de gripe e inflamações da garganta. Essas substâncias irritam o tecido do esôfago, o que pode piorar o incômodo na laringe, além de aumentar as chances de refluxo gástrico.

Algumas dicas para tratar a rouquidão em casa são:

  1. Beber bastante água. ...
  2. Descansar a voz. ...
  3. Usar um umidificador. ...
  4. Mascar chicletes. ...
  5. Fazer gargarejo com água morna e sal. ...
  6. Evitar alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes. ...
  7. Evitar substâncias que irritam a garganta. ...
  8. Fazer exercícios para as cordas vocais.

Xarope 44E é um expectorante para alívio da tosse que acompanha gripes e resfriados tanto seca quanto com catarro. Xarope 44E tem uma tecnologia muco-adesiva que reveste a garganta para aliviar a irritação.

O câncer de laringe que se forma nas cordas vocais (glote), muitas vezes, causa rouquidão ou alterações na voz. Isso pode levar a um diagnóstico em estágio inicial.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Os principais sintomas são:

  • Rouquidão e mudança de voz persistente;
  • Irritação da garganta que não passa;
  • Nódulo no pescoço;
  • Tosse constante;
  • Dor ou dificuldade para engolir;
  • Dificuldade para respirar;
  • Perda de peso sem razão aparente.

Ela ocorre quando a pessoa de repente fica muito rouca ou sem voz por causa de algum estresse emocional, como a defesa do doutorado, por exemplo”, falou Ligia Motta. Nesses casos, geralmente é preciso o apoio de um terapeuta. A rouquidão também pode estar associada ao câncer de laringe.

Por que ficamos roucos? Segundo a fonoaudióloga Rosane Mosmann, a rouquidão é sempre causada por alguma alteração nas pregas vocais, onde produzimos o som da nossa voz. Várias coisas podem provocar isso: desde quadros gripais, alergias ou mesmo o chamado fonotrauma, que é causado pelo uso excessivo da voz.

Medicação como, por exemplo, ibuprofeno ou paracetamol podem ajudar no alívio da dor. Se a condição é causada por bactérias, o tratamento pode envolver o uso de antibióticos.

Rouquidão e outros efeitos da COVID-19 na voz
É possível que após a infeção por COVID-19 algumas pessoas manifestem a longo prazo queixas a nível da voz, que pode soar diferente do habitual, ou até sentir desconforto e a sensação de que têm de se esforçar mais ao falar.

É muito importante evitar a automedicação, pois pode ser que o problema se agrave caso o medicamento consumido seja inadequado. Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

Tosse seca e rouquidão podem acontecer em caso de infecção por covid-19, principalmente quando as vias aéreas superiores são as mais prejudicadas pela doença. Além disso, esses sintomas podem surgir com a chamada covid longa", uma complicação comum na qual o mal-estar continua mesmo depois do fim do quadro infeccioso.