Quando a rinite vira sinusite?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Caso a rinite não seja tratada adequadamente, ela pode evoluir para um quadro de sinusite. Isso pode ocorrer porque a inflamação no nariz provocada pela rinite passa a ser uma porta de entrada para as bactérias, que são as maiores causadoras da sinusite.

A poeira é a principal causadora de alergias como rinite e sinusite.

Não existe uma fórmula mágica para curar a sinusite rapidamente. Contudo, algumas mudanças na rotina e no ambiente podem ajudar a acelerar a melhora. São eles: Use soro fisiológico para limpar o nariz: algumas gotinhas dentro das narinas auxiliam a eliminar a sujeira e o acúmulo de secreções.

Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

  • Cetirizina.
  • Desloratadina.
  • Fexofenadina.
  • Loratadina.
  • Bilastina.

Antialérgicos não sedantes. Esses remédios podem ser prescritos para as sinusites com alergia respiratória associada (a chamada sinusite fúngica alérgica), identificada quando o paciente se queixa de coceira nas vias superiores e espirros.

A rinite não tem cura, mas pode ser tratada e controlada, diminuindo as crises com o tempo, enquanto que a sinusite pode ser resolvida a partir do tratamento adequado.

Pessoas que sofrem de rinite costumam apresentar um muco de cor transparente, que não indica uma infecção viral. No caso de quem está gripado, é comum produzir uma secreção de cor esverdeada ou amarelada.

Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro. “Procure manter o ambiente arejado, tomar bastante líquido, realizar a lavagem nasal diariamente e seguir as orientações do uso dos medicamentos prescritos pelo médico”, explica Pitelli.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Nasonex é indicado para pacientes acima de 12 anos no tratamento de rinossinusite aguda.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

A dor de cabeça é frequentemente agravada ao inclinar a cabeça ou ao se inclinar para a frente, o que aumenta a pressão nos seios da face.

“A sinusite não tratada pode levar a complicações mais sérias. A infecção pode migrar para estruturas nobres vizinhas como olhos, cérebro, meninges, por exemplo.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.