Quando a pupila do olho aumenta?

Perguntado por: cramos . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Por que as pupilas se dilatam? As pupilas se dilatam como consequência da ação dos músculos localizados na íris (a parte colorida do olho). Em uma pessoa que não apresente qualquer problema, a midríase aparecerá, por exemplo, todas as vezes em que estiver em um ambiente com pouca iluminação.

Pupilas midriáticas são aquelas que apresentam uma alteração em seu tamanho. A pupila que é acometida pela midríase sofre uma dilatação causada por agentes externos que alteram o sistema nervoso simpático ou parassimpático. A midríase representa uma falha para os olhos, eles deixam de responder normalmente a luz.

Normalmente, elas aumentam quando vemos um objeto interessante e que aceitamos sem hesitação. Também dilatam no escuro, quando temos dificuldade em ver. Se as condições de iluminação e visibilidade forem as normais, então isso significa que a dilatação da pupila é sinal de interesse e atração.

Efeitos colaterais e cuidados
O óculos de sol podem melhorar o efeito da pupila dilatada. Devido ao embaçamento, é recomendado voltar para casa acompanhado. Lembrando também que não é indicado dirigir após o exame.

As pupilas são normais quando apresentam formas circulares, centradas e com diâmetro entre 2.50 até 3.50 mm. Sua avaliação é feita através de um estímulo luminoso no olho (lanterna) quando se espera obter resposta pupilar bilateral e simétrica.

Anfetamina, LSD e cocaína causam a dilatação das pupilas, enquanto que drogas derivadas de ópio e o consumo de álcool fazem com que as pupilas se contraiam.

A pupila aumenta (dilata) na luz fraca e diminui (contrai) na luz intensa. De modo geral ambas as pupilas têm o mesmo tamanho e respondem à luz do mesmo modo. Um tamanho desigual de pupila é chamado anisocoria. Se o tamanho das pupilas for muito desigual, a discrepância pode ser percebida.

Para controlar a quantidade de luz a íris se contrai ou se relaxa, aumentando ou diminuindo o tamanho da pupila. Por exemplo, quando está escuro, a íris se relaxa e a pupila se dilata, o oposto acontece durante o dia.

Encare uma janela clara por alguns segundos para contrair as pupilas imediatamente. Caso esteja ao ar livre, fique sob o sol e não sob a sombra. Apesar desse método funcionar com lâmpadas, a luz natural é mais eficaz. Nunca olhe diretamente para o sol, pois isso pode danificar seus olhos.

A dilatação pupilar tende a durar mais nas pessoas com olhos mais claros e, ocasionalmente, os olhos de uma criança podem permanecer dilatados por mais de 24 horas. Alguns colírios ocasionalmente são usadas para tratar certas doenças oculares, como ambliopia e inflamação no olho.

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

Se uma pessoa perceber que está perdendo a visão, deve marcar uma consulta com seu médico para fazer um check-up. Pode não ser nada com que se preocupar, mas é melhor obter uma opinião profissional.

A perda súbita da visão tem três causas gerais: Opacidade de estruturas oculares normalmente transparentes. Anormalidades da retina (estrutura no fundo do olho que detecta a luz) Anormalidade dos nervos que conduzem os sinais visuais do olho para o cérebro (como o nervo óptico e os caminhos visuais)

Na avaliação das pupilas será importante pesquisar os seguintes dados:

  • Reatividade;
  • Simetria;
  • Forma;
  • Diâmetro.

O que o tamanho da pupila revela sobre nossa saúde
Quando está muito dilatada pode indicar um aneurisma; Quando está muito contraída pode indicar sífilis ou enxaqueca; Quando está com dilatação média (um pouco acima do comum) pode sinalizar glaucoma.