Quando a prolactina é preocupante?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Valores acima de 100 ng/mL sugerem o quadro de prolactinoma (tumor da hipófise).

O tratamento utiliza agonistas dopaminérgicos, sendo disponíveis em nosso país a cabergolina e a bromocriptina. A droga de escolha é a cabergolina, com forte efeito inibitório sobre a secreção de prolactina e menos efeitos colaterais, além de ter duração prolongada permitindo doses uma a duas vezes por semana (1, 10).

Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina. É importante lembrar que nunca se deve usar medicamentos sem prescrição médica.

São considerados valores normais até 20 ng/mL em homens e 30 ng/mL em mulheres não grávidas. Valores abaixo de 25 ng/mL costumam excluir a hiperprolactinemia. O estresse da punção venosa pode causar pequenos aumentos de prolactina (em geral abaixo de 40 ng/ml).

Observe que a referência de prolactina no sangue deve ser:

  1. Menor que 25n/mL em mulheres não gestantes e que não estejam amamentando;
  2. Mulheres grávidas, entre: 9 ng/mL e 208ng/mL;
  3. Mulheres pós menopausa, entre: 1,8 ng/mL e 20 ng/mL;
  4. Em homens menor que 15ng/mL.

Por exemplo: se for produtor de prolactina, pode causar saída de leite pelo mamilo, diminuição da libido (apetite sexual) e alterações menstruais nas mulheres. Se for produtor de hormônio do crescimento, pode causar dores articulares, crescimento dos pés e das mãos, do queixo, e ainda causar diabetes”, alerta.

O endocrinologista está apto a investigar e tratar elevações da prolactina. A prolactina é um hormônio produzido pelas células lactotróficas de uma glândula endócrina chamada hipófise. Em caso de elevações dos seus níveis deve-se procurar um endocrinologista, pois podem existir algumas armadilhas em seu diagnóstico.

Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

A vitamina B6 também estimula a libido, controlando os níveis de prolactina para que eles não se elevem.

Prolactina alta
Além do ganho de peso, outros sintomas podem ser observados, como a cefaleia e a produção de leite sem que haja amamentação. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

A prolactina é um hormônio importante para a fertilidade, ele é responsável pela produção do leite materno através das glândulas mamárias, além disso, contribui para o equilíbrio do sistema reprodutivo. Porém, quando existem taxas elevadas de prolactina (hiperprolactinemia), esse hormônio pode dificultar a gravidez.

A prolactina alta ou hiperprolactinemia pode ter efeitos prejudiciais em homens e mulheres. Um desses efeitos é a chamada galactorreia, quadro em que o indivíduo tem um fluxo excessivo de leite. Essa condição atinge mulheres fora do período de amamentação e também homens.

Responsável por detectar alterações nas células do colo do útero – e assim identificar possíveis focos de câncer do colo uterino – é recomendado pelos ginecologistas que seja feito após 10 ou 20 dias do fim do ciclo menstrual, pois a presença de sangue pode influenciar no resultado do exame.

Orientações Gerais
Não realizar atividade física nas 12 horas que antecedem a coleta. Informar a data da última menstruação. Nas 12 horas que antecedem o exame, não massagear os seios. Nas 12 horas que antecedem o exame, não ter relações sexuais.

SINTOMAS DO ADENOMA DA HIPÓFISE
O adenoma da hipófise pode causar dores de cabeça. As dores de cabeça não têm características específicas, podem ser de intensidade fraca ou serem dores fortes. O diagnóstico pode ser difícil pois o crescimento do adenoma em geral é lento e dores de cabeça podem ser antigas no paciente.

Os tumores que crescem muito também podem comprimir e destruir o tecido da hipófise normal, provocando a falta de um ou mais hormônios. Dependendo de quais hormônios sejam afetados, os sintomas podem incluir: Cansaço ou fraqueza. Perda de peso ou ganho de peso inexplicada.

Um tumor na hipófise pode ser invasivo e maligno, secretando hormônios extremamente importantes para o corpo humano.
...
Poderão ser realizados alguns exames como:

  1. Ressonância Magnética.
  2. Neuro-oftalmológico.
  3. Testes de estímulos.
  4. Testes de supressão hormonal.

Localizada na base do cérebro, a hipófise, é considerada a principal glândula do corpo humano.

A hipófise (glândula pituitária) é uma glândula de 8mm de diâmetro localizada na parte central da base do crânio.