Quando a prefeitura pode tomar um imóvel?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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Em quanto tempo a prefeitura pode tomar o imóvel? De acordo com a Legislação Brasileira, não há um prazo mínimo para que as prefeituras realizem a tomada do imóvel de quem está em dívida com o IPTU há algum tempo, visto que o recolhimento do tributo é de ordem municipal, assim como as regras e os critérios.

5 anos

Dívidas do IPTU
Muitas pessoas não sabem, mas deixar de pagar o IPTU também é um dos motivos que podem fazer seu imóvel ir a leilão. O prazo para que isso aconteça é de 5 anos a partir do primeiro dia de atraso. Depois desse período, o proprietário será notificado a respeito do débito.

Isso significa que se o proprietário não pagar o IPTU, o imóvel pode eventualmente ser leiloado ou penhorado. O mesmo vale para a dívida do condomínio, por exemplo. “Caso o pagamento não seja realizado, o imóvel pode ser leiloado ou penhorado pelo Estado”, afirma.

Ou seja, IPTU, IPVA e Imposto de Renda podem prescrever, sim. A Fazenda Pública pode cobrar uma dívida tributária por até 5 anos. Depois disso, a dívida ativa prescreve e não pode haver cobrança judicial.

Vimos, neste artigo, que a moradia se trata de um direito básico de todo cidadão brasileiro e embora a pessoa esteja endividada e o valor cobrado judicialmente, o único imóvel da família não pode ser penhorado.

A posse do imóvel é dada ao proprietário que possui um imóvel registrado em cartório, de forma legal. Para ter a posse de um imóvel é necessário que tudo esteja comprovado conforme às legislações vigentes.

30 dias

O Prazo mínimo concedido em lei para desocupação do imóvel, terminado o contrato, é de 30 dias.

Quando o proprietário não dá uma finalidade útil ao imóvel, ele deixa de cumprir a função social da propriedade. Até chegar o momento em que o bem particular vai ser transferido para o patrimônio público, o processo de desapropriação progride mediante uma série de atos previstos em lei.

Para realizar o parcelamento, é obrigatório que todos os débitos em aberto sejam incluídos. Para a regularização de débitos, o cidadão deve acessar a página dividaativa.prefeitura.sp.gov.br, clicar na opção “consulta e pagamento” e selecionar o botão IPTU.

A partir do dia seguinte ao vencimento, começa a ser cobrado a multa moratória, sendo de 0,33% ao dia, até atingir o limite de 20%.

Procure a prefeitura do municio onde se localiza o imóvel. Saiba o valor de Debito. Uma guia será emitida e é só pagar para a situação se regularizar.

Como conseguir descontos no IPTU 2022 atrasado?

  1. O contribuinte deve ficar atento ao calendário no portal da prefeitura, por meio dele, você saberá se receberá o desconto;
  2. O desconto é de 10% em cima do valor que já está com juros e multas pelo atraso do pagamento do IPTU.

Para ter direito à isenção total ou parcial do IPTU, contribuintes com mais de 65 anos, aposentados e pensionistas-viúvos, cidadãos com deficiência e/ou beneficiários de renda mensal vitalícia devem realizar a solicitação no mês de março, conforme calendário a ser divulgado.

A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva e se interrompe: - pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal; - pelo protesto judicial; - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; - por qualquer ato inequívoco, ...