Quando a pessoa urina muito quer dizer o quê?

Perguntado por: rpaiva8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Sobretudo, é um sinal característico de bexiga hiperativa. Ou seja, uma doença caracterizada como a redução da capacidade da bexiga em armazenar a urina.

Em geral, a cada ida ao banheiro o volume urinado fica entre 300 a 600ml. O que não é normal? Dificuldade para começar a urinar ou para segurar a urina nunca é normal. Ir várias vezes para urinar pequenas quantidades ou ficar o dia inteiro segurando também não é o ideal.

Fazer xixi muitas vezes por dia pode decorrer de uma grande ingestão de líquidos, mas pode ser também sinal de um problema chamado "bexiga hiperativa", um tipo de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, por vários motivos.

Sede, boca seca, vontade excessiva de urinar, aumento da fome, sonolência, cansaço, visão embaçada, perda de peso não intencional, enjoos, dores de cabeça, infecções recorrentes, dormência ou formigamentos nas mãos e pés.

O excesso de glicose no sangue causa uma espécie de inchaço do cristalino, a lente dos olhos, mudando sua forma e flexibilidade. A alteração diminui a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada. A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle da doença.

Os sintomas mais recorres do diabetes são:

  • cansaço e falta de energia;
  • fome frequente;
  • perda de peso;
  • visão embaçada;
  • infecções frequentes;
  • dificuldade de cicatrização;
  • mau hálito;
  • vontade de urinar com frequência.

A maneira mais eficaz de identificar alguma doença nos rins é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem de creatinina sanguínea é capaz de calcular a taxa de filtração sanguínea no órgão. O exame de creatinina é laboratorial e pode ser feito por dois métodos diferentes.

Necessidade de urinar com frequência
Ir ao banheiro várias vezes ao dia e/ou à noite, estar acima do peso e ter vida sedentária são indícios para investigar a presença da diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Não é incomum que a vontade de urinar à noite esteja relacionada com problemas fisiológicos no aparelho urinário, principalmente no trato inferior. A doença conhecida como bexiga hiperativa, por exemplo, tem como um de seus sintomas a noctúria e pode acompanhar a incontinência urinária.

Já sentiu vontade de fazer xixi toda hora, mas, ao tentar, sai pouca urina? E sente aquela ardência incômoda na hora de urinar? Esses podem ser sinais de infecção urinária ou cistite. No verão, os casos de infecção crescem e o risco aumenta.

A sensação de bexiga cheia e dor no pé da barriga são sintomas da Infecção Urinária. Na infecção urinária, os sintomas mais típicos são: Disúria ( Dor ao Urinar ) Polaciúria ( Aumento da Frequência Urinária )

Os melhores chás para infecção urinária são os de urtiga, pariparoba, erva-de-bicho, java, cavalinha, camomila, cabelo de milho e folha de abacate.

Exame de sangue que detecta o diabetes
Para detectar o diabetes, deve-se realizar o exame chamado glicemia de jejum. Um resultado normal para a glicemia deve estar entre 60 e 99 mg/dl. Caso o resultado fique entre 100 e 125 mg/dl, pede-se o teste oral de tolerância à glicose.

Quais são os sinais e sintomas da diabetes?

  • Sede anormal e boca seca.
  • Urinar frequentemente.
  • Urinar na cama.
  • Perda de energia e fadiga extrema.
  • Fome constante.
  • Perda de peso repentina.
  • Visão desfocada.

Este é o caso do diabetes. Quem tem a doença pode apresentar sensibilidade nos pés e pernas. Mas principalmente um grande risco de lesões nos tecidos destas regiões. Quando não existe um cuidado, as lesões podem se expandir e o risco de amputação do membro se torna mais alto.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças, com variação para grupos especiais como lactentes, adolescentes e idosos.