Quando a pessoa tem o mesmo nome que o seu?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Em primeiro lugar, é válido frisar que pessoas homônimas são aquelas que têm um nome idêntico ao de outra pessoa.

O substantivo xará indica uma pessoa que tem o mesmo nome que outra, sendo sinônimo de homônimo, tocaio, xarapa e xarapim. Indica também um tratamento informal, usado como vocativo, como cara, camarada, amigo e companheiro, não sendo necessário nomear a pessoa com quem se fala.

Pessoa que tem o mesmo nome que outra: 1 homônimo, tocaio, xarapa, xarapim.

O termo “homônimo” vem do grego e possui dois morfemas, sendo “HOMOS”, que significa igual, e o “ONYMA” que significa nome. Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia.

Agnome é um elemento do nome que serve para distinguir indivíduos dentro de uma família, de forma a atribuir sua relação de parentesco. De acordo com os autos, a criança recebeu o mesmo nome do pai — acrescido do sobrenome Filho —, mas não teve registrado o sobrenome da mãe.

Nesse sentido, cabe ressaltar que no caso dos pronomes há um fato de extrema relevância – a ocorrência da segunda pessoa indireta – que nada mais é do que empregar um pronome de tratamento, usado no trato familiar, no lugar da terceira pessoa do singular, atribuindo-lhe os possessivos “seu, sua, suas, seus”.

Se interpretarmos sua pergunta de forma literal, assim como o Mestre Matheus já respondeu, a resposta é um grande SIM. Todos são parentes em algum grau, independente do sobrenome. E digo todos, mas TODOS mesmo.

substantivo feminino [Neologismo] Parte superior dos dedos sobre a qual nascem pelos. [Por Extensão] Designação comum para a camada fina de pelos que se situa sobre os dedos das mãos e dos pés.

1 atrevido, desaforado, audacioso, ousado, descarado, sem-vergonha, desfaçado, confiado, desabusado, irreverente, desabrido, destravado, atrevidaço, protervo, procaz, deslavado.

O que é Caveirinha:
Diminutivo de caveira. Trata-se de uma pequena caveira.

Xará: significado
E essa acepção foi mantida em português. Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra. Existe também outra forma de se utilizar o vocábulo xará: como vocativo.

Outros estudiosos apontam para a sua origem hindu, que carrega algo como “a ilusão”, “a fantasia”, ou “a que tem a força criativa”. Portanto, o nome Zaya está associado a diversas simbologias, que vão desde elementos da natureza até características de uma pessoa iluminada, positiva e com o dote da criatividade.

Qual grafia vocês acham que é a correta para a palavra que significa “a pessoa que tem o mesmo que outra: “XARÁouCHARÁ”? A resposta é com “X”: “XARÁ”. Os dicionários trazem outros significados, mas esse é o mais comum. Exemplo: “Na festa de aniversário, pude conversar melhor com meu xará”.

O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Anônimo; que não possui nome; que não tem nomeação: sujeito sem-nome.

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

A área da Semântica que estuda os homônimos é chamada de Homonímia, e eles podem se classificar em três:

  • Homônimos Perfeitos;
  • Palavras Homófonas;
  • Palavras Homógrafas.