Quando a pessoa sabe ler mas não sabe interpretar?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Termo que se refere ao tipo de instrução em que a pessoa sabe ler e escrever mas é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas.

Crie um texto com espaços em branco para serem preenchidos com algumas opções de palavras e depois peça que cada aluno leia algumas frases. Grave todo o processo e depois reproduza para a turma, para que o aluno possa ouvir seu pronunciamento e ver onde está com dificuldade também.

Para uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos:

  1. 1) Leia lentamente o texto todo. ...
  2. 2) Releia o texto quantas vezes forem necessárias. ...
  3. 3) Sublinhe as ideias mais importantes. ...
  4. 4) Separe fatos de opiniões. ...
  5. 5) Retorne ao texto sempre que necessário. ...
  6. 6) Reescreva o conteúdo lido.

Leitura superficial: ler rapidamente sem entender nada
Um hábito que hoje é considerado normal, mas que é preocupante considerando o tempo e o entendimento que os mais jovens dedicam à leitura.

Pode ser um sinal de dislexia ou déficit de atenção. Pode ser que esta preocupado com outra coisa. Pode ser que o texto seja enfadonho e mal escrito, o que é muito comum no Brasil.

A pessoa que sofre com DPAC tem a audição normal, mas o cérebro não consegue interpretar as informações com clareza. Outro possível distúrbio neurológico que leva a essa dificuldade é o Transtorno de Déficit de Atenção ou TDA. Não conseguir entender bem as palavras atrapalha a concentração e complica o aprendizado.

Confira alguns hábitos que vão ajudar você a melhorar na interpretação de textos:

  1. Sublinhe enquanto lê ...
  2. Traduza a ideia. ...
  3. Leia diariamente. ...
  4. Use o dicionário. ...
  5. Leia com calma e atenção. ...
  6. Manter-se informado e estudar previamente. ...
  7. Escreva seus próprios textos.

As dificuldades de compreensão podem estar relacionadas a problemas de atenção, dificuldade em discriminar sons, dificuldades no entendimento da gramática, dificuldades no entendimento do aspecto pragmático da comunicação e dificuldades cognitivas mais gerais.

Os testes de dislexia avaliam como a criança recebe e processa as informações e o que faz com elas. Os testes determinam se uma criança aprende melhor por informações auditivas, visuais ou cinestésicas.

O padrão de leitura poderia ser identificado como silabado (Ex: O me-ni-no sa-iu de ca-sa), pausado (com prolongamentos entre as palavras) ou fluente (sem pausas grandes, com contorno prosódico).

Uma boa dica é ler o texto duas vezes, se tiver tempo. Primeiro leia rápido e sem parar, não se importando com as partes que não foram entendidas. Compreendida a unidade do texto, o principal dele, leia novamente com mais atenção aos detalhes.

Aspectos como ansiedade, depressão, uso de medicamentos controlados, falta de sono, infecções e doenças neurológicas (Alzheimer) estão na lista dos possíveis motivos que levam uma pessoa a ter a memória prejudicada.

Para que o ato de ler seja bem sucedido, é preciso que o sujeito seja capaz de decodificar, por meio do domínio do conhecimento das convenções da escrita, e de compreender, ou seja, atribuir sentido ao texto (Spinillo, 2013).

Pensando nisso, separamos algumas dicas que te ajudarão a absorver o conteúdo e conseguir lembrar do que estudou quando precisar.

  1. Realize uma preparação prévia. ...
  2. Crie resumos. ...
  3. Ensine outras pessoas. ...
  4. Faça desenhos e gráficos. ...
  5. Faça pausas periódicas. ...
  6. Leia em voz alta. ...
  7. Pratique com exercícios e simulados.