Quando a pessoa reclama de tudo?

Perguntado por: imachado7 . Última atualização: 7 de maio de 2023
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A reclamação em demasia ainda pode ser uma marca de pessoas que têm boa estrutura psicológica. Há aqueles que são indignados com certas coisas e reclamam, pois pensam que aquilo deve mudar. E também existem as pessoas cujas reclamações são reflexo da irritação causada por estresse, como quem trabalha demais.

Um dos grandes males da nossa vida é esse nosso jeito de reclamar por tudo, e quanto mais reclamamos, mais azeda e amarga torna-se a nossa vida. De tanto aquele povo reclamar e murmurar vieram serpentes venenosas que mordiam, picavam aquele povo e muita gente morreu em Israel.

Um artigo no Psychology Today afirma que indivíduos contentes reclamam com um objetivo específico em mente, ou seja, quando sabem que suas palavras estimularão uma mudança. Se o ato de reclamar não se demonstrar útil em uma determinada ocasião, elas modificam a sua estratégia para a ação.

Veja como mudar a conversa.

  1. Ouça por necessidade. Algumas pessoas se transformam em queixosos crônicos porque sentem que não estão sendo ouvidas. ...
  2. Reformular a situação. Às vezes, as pessoas negativas só precisam de um pouco de perspectiva. ...
  3. Alterar a resposta. ...
  4. Busque soluções. ...
  5. Conversar sinceramente. ...
  6. Redirecionar a conversa.

Demonstre empatia.

  1. Tente ser gentil. Às vezes, a pessoa só precisa desabafar um pouco.
  2. Se seu colega de trabalho reclama com muita frequência, tente dizer algo como "Eu estou na mesma situação. Talvez você possa fazer o meu trabalho e eu fazer o seu".
  3. Você também pode tentar elogiá-lo. Diga algo como "Nossa!

Ao reclamar constantemente, os problemas tornam-se muito maiores do que realmente são, ocorrendo uma dramatização e maximização do foco negativo, tornando tudo muito difícil de lidar. Estas pessoas tornam-se eternos insatisfeitos, onde nada é atraente ou interessante, a vida fica totalmente sem graça.

A ciência explica: reclamar altera a estrutura do cérebro e o deixa ainda mais propenso a criar novos pensamentos negativos, de acordo com o cientista Steve Parton. Isso porque as informações passam de um neurônio para o outro através de sinapses.

Quando você se queixa, seu corpo libera o hormônio do estresse cortisol. O cortisol leva você para o modo de “lutar ou fugir”, direcionando oxigênio, sangue e energia para longe de tudo, exceto dos sistemas essenciais à sobrevivência imediata.

Tem um salmo na bíblia que diz: Reclamar é como estar em uma areia movediça, quanto mais reclamamos mais afundamos. Um abismo chama outro abismo” (Salmos 42:7). E realmente é isso que acontece. Quando reclamamos, vivenciamos o que está ruim o tempo todo e isso não trará soluções nem ao menos acalanta nossa angustia.

Parar de reclamar pode trazer benefícios para a sua saúde física e mental, mudar um dia meio ruim e reprograma o seu cérebro para ver o lado positivo das coisas. Te garanto uma sensação prazerosa de leveza e sucesso.

Revela a falta de gratidão, respeito, sabedoria e falta de fé. A murmuração, além de não resolver, só agrava o problema, e é uma declaração antecipada de derrota. É uma afirmação de incredulidade. Quando murmuramos, estamos dizendo de forma indireta para Deus que não confiamos nele, nem nos seus propósitos.

Quando você sente que está fora de controle, que a tristeza, a ansiedade e a angústia te paralisam, ter o apoio de um psicólogo é fundamental. “Quando uma pessoa não está conseguindo manejar uma situação, um acontecimento da vida de uma forma autônoma, sozinha, ela precisa de um profissional de saúde mental.

Desabafando, você terá a mente mais tranquila para pensar em como resolver o problema. Por outro lado, a reclamação apenas alimenta emoções negativas e gera indignação. Em outras palavras, há muita diferença entre reclamação e desabafo.

RECLAMAR: é clamar duas vezes aquilo que você não quer, somente a gratidão transforma. Agradeça por tudo! Gratidão por tudo, muda tudo! Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

5 dicas para ele parar de reclamar!

  1. Ouça sem discutir o que ele quer dizer;
  2. Tente encontrar sempre soluções para as queixas dele;
  3. As vezes ele só precisa de atenção, escute e deixe ele falar;
  4. Não discorde da opinião dele, se ele está reclamando não vai adiantar;
  5. Tente ficar em silêncio o máximo possível.

Lidando com conflitos

  1. Pense no que vai dizer antes de falar e em qual é seu objetivo com a conversa. Não reaja impulsivamente só porque a outra pessoa o ofendeu. Você não precisa se defender dela.
  2. Use frases em que você é o sujeito, em vez dela. Por exemplo, não diga: "Você está errado".

Há várias maneiras de lidar com a situação. Na hora, procure ficar calmo e ser respeitoso. Se for necessário, afaste-se. Porém, mais para frente, empenhe-se em resolver os problemas mais enraizados e fazer pequenas mudanças com o objetivo de cultivar um lar mais feliz e harmonioso.

ADJ. Característica da pessoa que reclama demais. Exemplo de uso da palavra Reclamona: Deixe de ser reclamona e faça seu trabalho.