Quando a pessoa não quer perdoar?

Perguntado por: eassis5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Após ver suas desculpas serem recusadas, inspire profundamente pelo nariz e expulse o ar lentamente pela boca. Repita até sentir-se mais calmo e pronto para retomar a discussão ou desistir. Por exemplo: se o seu amigo não aceitar o seu perdão, você pode treinar a respiração profunda para não reagir de forma negativa.

Problemas cardíacos, úlcera, depressão, nódulos e até mesmo tumor. São doenças físicas, que podem ter como origem a dificuldade de perdoar. É como se a pessoa “implodisse”, ou seja, explodisse para dentro dela mesma, por não conseguir liberar o perdão.

O Senhor ensinou: “Deveis perdoar-vos uns aos outros; pois aquele que não perdoa a seu irmão suas ofensas está em condenação diante do Senhor; pois nele permanece o pecado maior.

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

1. Infidelidade na relação costuma ser um dos erros que as mulheres mais têm dificuldade de perdoar e superar. 2. Contar mentiras para fugir de situações sérias e esconder problemas e fatos que podem afetar a relação no futuro também é difícil de ser perdoado.

Romanos 12:18 diz: "Se é possível..." Mas Deus exige que perdoemos a todas e todos sem exceção, que vivamos em paz em relação às pessoas. Nem sempre isso é o que acontece, nossa falta de perdão é real quando escolhemos manter a amargura, deixando-a amadurecer em ressentimento em nossos corações.

Veja alguns sintomas:

  • físicos — úlcera, alergias, asma, e com decorrer do tempo, câncer;
  • psíquicos — irritabilidade, ansiedade e nervosismo;
  • sociais — queda de rendimento no trabalho ou na escola, isolamento, apatia e conflitos domésticos.

Aqueles que falaram mal de nós e que mentiram a nosso respeito perante o mundo. Não guardamos mágoa no coração contra eles. Dizemos: Que Deus julgue entre eles e nós; que Ele os recompense por suas obras. [Ver D&C 64:11.]

É importante ter em mente que o erro, não necessariamente, é algo intencional ou de caso pensado. Ou seja, quem, por ventura, cometeu erros e machucou alguém pode estar arrependido e desejar se redimir. Por isso, é importante ter empatia, sabendo se colocar no lugar do outro. E tentar compreender o motivo das escolhas.

Para a psicologia, a definição do perdão é, basicamente, “uma decisão consciente de liberar sentimentos de ressentimento em relação a uma pessoa que o prejudicou, independentemente de ela merecer isso ou não.”

Como perdoar alguém que te magoou

  1. Preste atenção aos padrões. Comece a perceber os padrões de relacionamentos que fazem parte da sua vida e as atitudes repetidas que estão te magoando. ...
  2. Cuidado com as interpretações. ...
  3. Aprenda a lidar com os erros. ...
  4. Perdoe-se. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Mágoa é um sentimento comum dos seres humanos, caracterizado por uma sensação provocada a partir de um ato indelicado, decepcionante e de ofensa por parte de outrem.

O rancor, por outro lado, é uma mistura de ressentimento, hostilidade, raiva, medo. A permanência deste estado mental pode até provocar consequências fisiológicas, como danos cardiovasculares e doenças autoimunes.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.