Quando a pessoa está suando frio o que pode ser?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

O suor frio repentino ou a sudorese excessiva podem ser sinais de infarto, pressão alta ou muito baixa, arritmias ou insuficiência cardíaca. Em caso de infarto, o suor frio habitualmente é acompanhado de dor no peito, palidez, falta de ar e náuseas.

Transpiração excessiva focal
A sudorese nessas áreas geralmente é causada por ansiedade, agitação, raiva ou medo. Embora essa sudorese seja uma resposta normal, pessoas com transpiração excessiva suam profusamente e sob condições que não causam sudorese na maioria das pessoas.

É comum que algumas pessoas sintam tontura, fraqueza e suor frio que são causados pela pressão baixa, esses sintomas costumam acontecer principalmente nos dias de muito calor. Caso estes sintomas de pressão baixa sejam frequentes, será necessário ter uma consulta médica para avaliar e iniciar um tratamento.

Os principais sintomas da pressão baixa são: visão embaçada, fraqueza, taquicardia, sensação de desmaio, sono excessivo, diminuição da energia. É importante ressaltar que a pressão baixa também pode não causar ao paciente qualquer sintoma ou alteração que o faça perceber que há algo de errado com seu organismo.

O suor tem a função de refrigerar o corpo, de forma que ele não esquente muito. Suando, o nosso corpo se livra do excesso de calor produzido pelo metabolismo ou pelo esforço muscular. Quando fazemos algum esforço físico, a atividade muscular faz com que se produza muito calor e a temperatura do corpo aumente.

O que causa o suor excessivo
Os especialistas explicam que a hiperidrose está associada à hiperatividade do sistema nervoso que é desencadeada por estresse e até por situações inconscientes. A genética e o uso de determinados medicamentos também podem causar o problema.

Abaixo listamos os principais sintomas de que você pode estar tendo um problema cardíaco:

  1. Dores no peito;
  2. Batidas Cardíacas Irregulares;
  3. Cianose e frio nas mãos pés;
  4. Falta de ar;
  5. Tonturas e desmaios;
  6. Inchaços nas pernas.

Falta de ar, suor repentino e sensação de desmaio são sintomas pouco conhecidos do infarto | Hospital Sírio-Libanês.

A pessoa deve deitar-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça; Deve também ingerir bastante líquido para aumentar o volume do fluxo sanguíneo, mas em pequenos goles e dar preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.

Rosto, corpo e cabelos costumam até produzir mais suor nesta época do ano, uma vez que o banho quente retira a oleosidade natural da pele, fazendo com que o corpo produza mais. Outro problema que aparece no inverno é a escolha das roupas de frio.

O diagnóstico
Além dos gânglios inchados, os sintomas do linfoma podem ser semelhantes aos de outras enfermidades, como os de gripe e até de covid-19. Os pacientes com essa doença costumam apresentar febre, suores noturnos, cansaço, tosse, coceira e perda de peso.

Pessoas com suores noturnos e outros sintomas devem procurar um médico, disse Boutin-Foster, especialmente aqueles que têm uma condição médica crônica conhecida. Mesmo aqueles sem nenhum outro sintoma devem monitorar seu suor e manter um registro da temperatura, medicamentos e alimentos, disse ela.

Alguns médicos tem receitado medicamentos anticolinérgicos na forma de comprimido, como é o caso do Retemic, para tratar o suor excessivo. Estes remédios são para tratar incontinência urinária e um de seus efeitos colaterais é reduzir a produção de suor do corpo.

O que causa pressão baixa? Geralmente, a hipotensão é provocada pela diminuição da quantidade de sangue bombeada pelo coração (hipovolemia). Como o sangue é o responsável pela nutrição e oxigenação das células, algumas funções do corpo acabam ficando prejudicadas enquanto a pressão não se normaliza.

Apesar de incomum, também leva à interrupção do fluxo sanguíneo. O ataque cardíaco ou infarto pode ocorrer, ainda, em situações quando a pressão arterial está muito baixa e, consequentemente, a quantidade de sangue que atinge o coração é reduzida consideravelmente.

Portanto, sal não é bom para pressão baixa. Já o açúcar, também, deve ser consumido com cuidado (no máximo, 50g diárias, correspondente a 10 colheres de chá). Mas, após desmaio, uma pequena quantidade pode ajudar devido à hipoglicemia (queda de açúcar no sangue, que ocorre no desmaio).

Dois tipos de transpiração
Existem dois tipos de glândulas sudoríparas no corpo - écrinas e apócrinas. Glândulas sudoríparas liberam suor através de nossos poros. As glândulas écrinas estão em todo o corpo e controlam a nossa temperatura corporal. O suor das glândulas écrinas é geralmente inodoro e incolor.

Insuficiência cardíaca congestiva
O coração dos pacientes com insuficiência cardíaca pode apresentar dificuldade em bombear o sangue para o resto do corpo. Esse esforço excessivo pode levar a cansaço e sudorese excessiva. Diante do exposto, pode-se perceber que a hiperidrose possui muitas causas plausíveis.

O verbo suar tem sua origem na palavra em latim sudare, devendo assim ser escrito com u. Refere-se ao ato de transpirar, ou seja, verter suor pelos poros da pele.