Quando a pessoa está mentindo?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.

Conheça-os:

  1. Contato visual excessivo. Contato visual excessivo. ...
  2. Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. ...
  3. O movimento dos olhos. ...
  4. Reação demorada. ...
  5. A maneira como a pessoa fala.

Ouvir o mentiroso

  1. Usar perguntas “abertas”. Isso obriga o mentiroso a expandir suas histórias até acabar encurralado em sua própria mentira.
  2. Apostar no elemento surpresa. Investigadores deveriam tentar aumentar a “carga cognitiva” do mentiroso. ...
  3. Prestar atenção em detalhes pequenos. ...
  4. Observar mudanças na autoconfiança.

Preste atenção ao que a pessoa faz com as mãos.
Quando alguém está mentindo, por sua vez, é normal querer ocupar os dedos — como encostar nas orelhas, no nariz ou na boca. Se você notar algo do tipo, desconfie da falta de honestidade.

Como fazer uma pessoa confessar?

  1. 1 Evite fazer acusações. Elas só vão deixar a pessoa menos propensa a falar a verdade, portanto, mantenha a calma e exiba uma linguagem corporal neutra. ...
  2. 2 Demonstre empatia. ...
  3. 3 Dê a impressão de que a verdade não é nada demais. ...
  4. 4 Diga que a culpa não é só dela. ...
  5. 5 Ofereça proteção.

Em geral, quem mente fica com as pupilas mais dilatadas, tende a colocar as mãos no rosto, tocar o queixo ou o nariz, movimentar os braços em extremos, isto é, ou demais ou de menos. O corpo do mentiroso não fica em posição normal de tranquilidade.

Aceitação e Assimilação da Verdade
Quem é verdadeiro(a) preza por relações verdadeiras. é importante deixar isso claro se for ter uma conversa com a pessoa que mentiu. Apresentar provas das mentiras, pedir esclarecimentos para ouvir o que o outro tem a dizer.

Quando a mentira se torna patológica, o indivíduo não controla seu comportamento, muito menos consegue parar de mentir. Este comportamento poderá causar danos em sua vida como: ansiedade, angústia, tristeza, depressão, ocasionando prejuízo e sofrimento relevante e significativo.

Faça perguntas inesperadas
Mas e se você perguntar a eles: "Qual é a sua data de nascimento?" "Essa é uma pergunta extremamente fácil para alguém que diz a verdade, mas um mentiroso provavelmente terá que fazer uma pausa para fazer algumas contas", escreve Barker. Depois de fazer a pergunta inesperada, avalie a reação.

A maioria dos mentirosos se entrega mais cedo ou mais tarde. Basta procurar pelos sinais involuntários que o corpo emite em situações de tensão

  1. A face da verdade. ...
  2. Repita a pergunta. ...
  3. Ouça a voz. ...
  4. Olhe os membros de baixo. ...
  5. Mire nos olhos. ...
  6. Sinta tensão.

Observe se a pessoa dá respostas vagas ou evasivas.
Se ele der sinais de que não tem certeza do que realmente aconteceu ou não estiver confiante nas respostas, é possível que esteja mentindo.

Em suma, a mentira é sempre o pior caminho para manter, salvar ou mesmo sair dignamente de uma relação. Mesmo as menores mentiras podem minar a confiança e destruir toda a base sobre a qual é construído o relacionamento.

Nutra conversas sinceras.
Bata bastante papo com a pessoa, falem sobre uma boa variedade de assuntos e seja honesto. Conversar sobre aspectos profundos pode ajudar seu amigo a ter contato com sentimentos positivos sobre você, o que o deixará mais à vontade para se abrir.

Como saber se o marido está mentindo: principais dicas

  1. Atente-se aos olhares. ...
  2. Muita gesticulação. ...
  3. Mentira reforçada três vezes. ...
  4. Autocorreção. ...
  5. Fingir que não entendeu a pergunta. ...
  6. Histórias inconsistentes. ...
  7. Responder perguntas com perguntas. ...
  8. Culpar persistentemente outras pessoas.