Quando a pessoa é verdadeira?

Perguntado por: imello . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Um dos muitos significados da palavra autenticidade é “aquilo que é verdadeiro”. A pessoa que age com verdade expressa os seus sentimentos e opiniões sem temer retaliação. Ela não possui segundas intenções e, quando quer alguma coisa, expressa a sua vontade para que não haja desentendimentos futuros.

O que é Amizade Verdadeira:
Amizade verdadeira é aquela que existe entre pessoas, entre pessoas e animais, onde um pode confiar no outro acima de qualquer coisa. Amizade verdadeira é aquela que ambas as partes preocupam-se e zelam pela outra pessoa, independente da situação, do momento.

Quando se diz que devemos ser verdadeiros nas nossas ações é porque existe uma consequência direta nas nossas vidas se assim o fizermos. A Honestidade não é, apenas, um conceito bonito e um ascendente moral ao qual todos devemos aspirar. É algo que nos traz benefícios práticos evidentes.

A verdade nos dá confiança para encarar os desafios do momento, assim como protege contra as consequências negativas de mentir. É importante ter uma perspectiva clara sobre as coisas, independentemente do quão bela ou ruim possa parecer.

O que é Verdade:
Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada.

Tipos de verdade
Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito; Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos; É uma verdade analítica a frase na qual o predicado está contido no sujeito.

Quando há um objetivo maior, uma motivação realmente forte, torna-se algo mágico e motivador, que faz enfrentar tudo e todos e suportar as adversidades. Isso é viver de verdade.

As Vantagens de Ser Uma Pessoa Autêntica
Ser autêntico é, basicamente, ser livre para tomar decisões, definir os caminhos que irá seguir, escolher com quem irá compartilhar a sua vida, se expressar e, claro, viver sua verdade na essência, sem medo.

Ser autêntico vai além de uma decisão imediata. Envolve uma base de autoconhecimento, autoaceitação e autoconfiança, bem como um processo psíquico e cognitivo. A pressão social incentiva o conflito interno entre o que queremos e o que a sociedade espera de nós. Assim, acabamos muitas vezes tentando agradar os outros.

2 vero, veraz, verdadeiro, verídico, real. Natural: 3 espontâneo, franco, honesto, lhano, natural, sincero.

7 Maneiras de identificar um falso amigo (e reconhecer os...

  1. Constantemente te magoa. ...
  2. Tem sempre a razão. ...
  3. Apenas te procura quando precisa de algo. ...
  4. Tenta mudar o seu jeito de ser. ...
  5. Tem ciúmes das suas conquistas. ...
  6. Não gosta que você tenha outros amigos. ...
  7. Tenta consumir 100% de todo o seu tempo.

Bons amigos nunca dizem apenas o que você quer ouvir. Pelo contrário, eles não têm medo de discordar de você e até de confrontá-lo quando necessário. Acredite, passar a mão na cabeça quando o outro está errado só revela falta de personalidade e até de caridade com o outro.

Amigos tóxicos mentem, omitir a verdade para criar discórdia e contam os seus segredos, principalmente de quem você tenta esconder. Elas também quebram promessas, falam mal de você pelas costas e voltam atrás em suas palavras. Sendo assim, é impossível confiar no amigo tóxico.

Sincero é a qualidade daquele que diz a verdade, que não mente. O adjetivo sincero é o complemento do sujeito que não disfarça sentimento ou o que pensa, que não tem intenção de negar a realidade. Ser alguém sincero significa ser uma pessoa franca, que fala com sinceridade.

Como a psicologia entende a sinceridade em excesso
O excesso de franqueza significa falta de autocontrole. Por isso, nada como ter bom senso e cuidado para saber dosar com moderação os ímpetos de franqueza e sinceridade. Devemos ser sinceros, mas não a ponto de ferir o outro.

Ser sincero, não quer dizer deixar a pessoa desconfortável ou magoada com seu comentário, ou seja lá o que for. Já ser inconveniente, deixa os outros desconfortáveis.

Para alcançar a verdade devemos seguir os seguintes princípios: Princípio da evidência, não admitir algo como verdadeiro se não tivermos evidências suficientes para considerar como tal. Princípio da análise, dividir os problemas em tantas partes quanto forem possíveis para que melhor possam ser resolvidos.