Quando a pessoa é fofoqueira?

Perguntado por: dsalgueiro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Pessoa que comenta maldosamente sobre a vida de alguém. Quem conta os segredos que lhe foram confiados; falso.

Segundo os autores “a fofoca é a maneira de obter informações sobre os outros que pode orientar sobre como a pessoa pode conduzir sua própria vida ou garantir maior autoestima por meio de comparação com os demais” (Gouveia e colaboradores, 2011, p.

Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

O poder da fofoca no ambiente de trabalho, além de devastador, pode também, em alguns casos, ser destruidor. Um comentário maldoso, uma frase mal dita e fora de contexto ou mesmo um olhar podem ser mal interpretados, gerando conflitos desnecessários.

Tomo muito cuidado com gente que conta fofoca pra mim. Certeza que saem falando da minha vida para os outros também. Gente falsa e fofoqueira é como um sapo: tem língua comprida, olho grande e vive na lama. Eu só acho que as pessoas deveriam cuidar um pouco menos da minha vida e passarem a cuidar mais das suas.

1 mexerico, bisbilhotice, fuxico, futrica, cochicho, indiscrição, dito, intriga, intromissão, difamação, maledicência, calúnia, detração, detratação. Boatos sobre a vida dos outros: 2 boato, falatório, diz-que-diz, balela, especulação, enredo, comentário, murmuração, novidade.

Um fofoqueiro gosta de achar que é uma fonte importante de conhecimento, falando muitas vezes das falhas e momentos vergonhosos de outras pessoas, sem a autorização das pessoas em questão. Também é considerada fofoca quando uma pessoa não tem intenção de prejudicar outra, mas fala dela sem o seu consentimento.

O contrário de Fofoqueiro é: Principais antônimos de fofoqueiro: 1. discreto.

Mas, por que as pessoas falam de outras? De acordo com os psicólogos, o motivo principal é para que elas se sintam melhor com as suas próprias inseguranças. Geralmente procuram defeitos e falhas dos outros para comentar, em uma tentativa de disfarçar, tirar o foco ou até parar de pensar nos seus próprios defeitos.

Peça desculpa para a pessoa que foi o alvo da fofoca.
Um pedido de desculpas sincero vai diminuir o estrago que a fofoca pode causar e a mágoa que a pessoa que foi assunto da fofoca sentirá de você. Além disso, esse ato ajuda você a melhorar a sensação de culpa ao reconhecer o que fez de errado.

É preciso atentar-se para que que a mentira não se torne algo prejudicial em algum momento.
...
8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

Atente-se para os comentários sarcásticos. Preste atenção em como a pessoa suspeita se comporta cara a cara. Quem fala pelas costas, geralmente, fica irritado ou desconcertado quando está de frente para a vítima. Eles podem acabar expressando esses sentimentos por meio de alfinetadas e elogios sarcásticos.

Confira. Pessoas fofoqueiras são desesperadas e imaturas. Precisam ver um drama, amam conflitos e são extremamente inseguros, sentindo a necessidade de falar e espalhar falsas acusações e histórias sobre os outros, a fim de se sentir superiores.

Eis o artigo da Calúnia dentro do Código Penal:
Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa. Se você foi vítima de difamação ou calúnia, você pode deve procurar um advogado para defender o seu caso.

O fofoqueiro é como sapo: tem língua comprida, olho grande e vive na lama.

Só que a fofoca evidencia justamente as fraquezas de quem conta. Falar mal do outro é uma forma de projeção, um mecanismo de defesa onde atribuímos ao outro aqueles sentimentos ou comportamentos indesejáveis que não aceitamos - ou desconhecemos- em nós.

Tipos de fofoca
Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista. O fofoqueiro diz que não queria contar, mas deixou escapar,pois aquilo o estava incomodando muito. Fofoca puxa tapete: É a fofoca direta e mal intencionada.

1. desapego, desinteresse, indiferença, desprendimento, abnegação, altruísmo, desapegamento, desafeição, desprezo, desamor, despego.