Quando a pessoa acorda gritando?

Perguntado por: ifarias6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

São episódios de gritos, medo intenso e agitação durante o sono, muitas vezes junto ao sonambulismo. Geralmente, as tentativas de acalmar a pessoa não têm sucesso e ela não se lembra do que aconteceu na manhã seguinte. É mais comum em crianças e adolescentes, embora também possa ocorrer em adultos.

Causas do terror noturno
As causas exatas ainda são desconhecidas, mas especialistas acreditam que a condição esteja relacionada a perturbações no sistema nervoso central. A ansiedade, o transtorno de bipolaridade e a depressão também podem desencadear o terror noturno.

Que causa medo, pavor, susto. Que acontece de maneira inesperada; surpreendente. Que causa admiração, estranheza, surpresa; assombro. Etimologia (origem da palavra espanto).

Ficar muito surpreso ou impressionado.

Uma consulta com um(a) psicólogo(a) pode ajudar a descobrir significados até então ignorados de pesadelos, terrores noturnos e outros distúrbios do sono. Um(a) psicólogo(a) pode solicitar acompanhamento de um neurologista ou outro especialista para excluir causas orgânicas e físicas do terror noturno.

Em caso de terror noturno infantil, o que os adultos podem fazer?

  1. Acalmar a criança através de abraços e carinhos;
  2. Cuidar para que o pequeno ou pequena não se machuque;
  3. Esperar o episódio de terror noturno infantil passar;
  4. Lembre-se: não é necessário acordar a criança.

Esta ocorrência é denominada “terror noturno”, um distúrbio do sono caracterizado, como éramos testemunhas, por gritos acompanhados do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrível, como era o caso de meu irmão.

Doenças, privação de sono, estresse e até mesmo febre são situações que podem estar relacionadas aos episódios de terror noturno e a duração é entre um e dez minutos. Geralmente, o distúrbio se manifesta entre os 4 e 12 anos de idade, mas os adultos também podem apresentar.

Os episódios de terror noturno tendem a durar em média 15 minutos e no momento de terror noturno, a criança não responde ao que os pais falam, não reagem quando são confortadas e algumas crianças podem se levantar e correr. No dia seguinte, a crianças normalmente não se recorda do que aconteceu.

A partir do espanto, o indivíduo deixa de ser indiferente à sua realidade, as ações e os acontecimentos. Assim que o espanto é gerado há a impulsão para que seja construída a atitude crítica, racional, contestadora e problematizadora.

s. m. || susto, terror, medo excessivo: Trazem ferocidade e furor tanto que a vivos medo e a mortos causa espanto.

Espanto: “Eita!”, “Ué!”, “Oxente!”, “Uai!”. Frustração/impaciência: “Arre!”, “Puxa!”, “Ave!”.

Causar ou sentir grande admiração; deixar ou ficar muito admirado.

Admiração, espanto ou surpresa: ah!, céus!, hã!, ih!, nossa!, oh!, quê!, ué!, poxa!, puxa!, uau!, xi!

espanto {masculino}
amazement {subst.}

Despertar confusional
Neste tipo de Parassonia, a pessoa acorda confusa, desorientada e assustada. O distúrbio começa com grande quantidade de movimentos e gemidos, que podem progredir para agitação e choro inconsolável. Geralmente, a pessoa permanece na cama e depois volta a dormir.

Tenha alguém para acordar você
Se os terrores noturnos costumam acontecer no mesmo horário, tente acordar 15 minutos antes da hora esperada. Mantenha-se acordado(a) durante alguns minutos antes de voltar a dormir. Você pode fazer isso usando um alarme ou pedindo que o parceiro ou um membro da família acorde você.

A Síndrome da Cabeça Explosiva é um distúrbio do sono do tipo parassonia sensorial, ou seja, uma experiência pouco comum que acontece enquanto uma pessoa dorme. Ela é caracterizada pela sensação de ouvir um barulho muito alto, similar a uma explosão, durante o ciclo vigília-sono.

Parassonias são comportamentos episódicos, não desejáveis ou desagradáveis que ocorrem no início do sono, durante o sono ou no despertar. Podem ocorrer nos momentos de transição do sono e vigília, durante o período de sono REM ou NREM.

Reação. Até a reação de medo diferencia o pesadelo do terror noturno. Enquanto durante o primeiro a pessoa está assustada, durante o segundo a reação é de pavor total, amplificando ainda mais pelo grito e/ou choro, frequentes durante o terror.

Oração, prece ou meditação
Antes de dormir, ajuda muito na proteção das energias do ambiente em geral as emanações positivas através da oração ou meditação.