Quando a pele começa a necrosar?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Quando a ferida está preta, é sinal de uma pele necrosada causada pela ação de bactérias e outros micro-organismos ou pela deficiência de circulação local. Como resposta a essas bactérias, o organismo aciona o sistema imunológico para combatê-las, ocasionando a inflamação do tecido e impedindo a cicatrização.

Sabe-se também que todo processo envolve também processo inflamatório no local. Várias são as causas da necrose. Entre elas, podemos citar a diminuição da circulação do sangue e a falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.

· Papaína Creme ou Gel 10%: indicado para lesões com necrose seca ou húmida com baixo exsudato. Dissocia as moléculas de proteína (desbridamento químico), age como anti-inflamatório, bactericida e bacteriostático, acelerando o processo cicatricial.

Necrose caseosa: coloração branca ou amarelada, semelhante à do queijo cremoso. Resultado de lesão crônica, de longa duração. Necrose gordurosa: acomete tecidos gordurosos, como, por exemplo, pâncreas e tecido mamário ou pode ser resultado de uma pancreatite.

Como características comuns macroscópicas, podemos ter: diminuição da consistência e da elasticidade devido a liso dos constituintes celulares e alterações na coloração e no aspecto geral da célula.

A reversão usual no caso de princípio de necrose é o uso da hialuronidase, feita pelo profissional que executou a harmonização, logo após os primeiros sinais de isquemia local. A hialuronidase dissolve o preenchedor, revertendo assim a obstrução dos vasos, devolvendo a circulação sanguínea para a área.

Diversas causas podem acarretar a necrose, como agentes químicos ou biológicos, insuficiência circulatória e até condições ambientais. Nas feridas complexas, é realizado o desbridamento que consiste na remoção de tecido necrosado, tecido infectado, hiperqueratose, corpos estranhos, microorganismos, etc.

Tipos de necrose

  • Necrose de coagulação. A principal causa é a hipóxia, como ocorre nas isquemias arteriais ou venosas, exceto no cérebro. ...
  • Necrose liquefativa. ...
  • Necrose caseosa. ...
  • Necrose gordurosa ou esteatonecrose. ...
  • Necrose gangrenosa. ...
  • Necrose fibrinóide. ...
  • Veja também: ...
  • Referências bibliográficas:

O espectro de cores indicativo de necrose é:

  1. branco/opaco – traduzido pela palidez ou opacidade da mucosa e da pele, decorrente de eventos isquêmicos;
  2. vermelho escuro/azulado/roxo/negro – escurecimento, em caso de necrose hemorrágica;
  3. amarelo/marrom – típico da supuração, na necrose liquefativa.

A necrose avascular é a morte do tecido ósseo devido a uma falta de suprimento sanguíneo. Também chamada osteonecrose, pode levar a pequenas rachaduras e eventual colapso do osso. O fluxo sanguíneo para uma parte do osso pode ser interrompido se o osso é fraturado ou a articulação fica deslocada (luxada).

A coloração preta numa ferida indica o mais grave dos quadros. Significa que o tecido da região necrosou. Em outras palavras, as células estão mortas. Em consequência, a cicatrização é interrompida, o ambiente se torna receptivo à proliferação de micróbios e há o risco do quadro se ampliar territorialmente.

As coberturas com hidrofibra (associadas com prata e outros ativos), por sua vez, costumam ser indicadas para feridas com exsudação moderada ou alta, agindo para absorver esse excesso de fluido na lesão. Outro ativo que auxilia no curativo de feridas necrosadas é a papaína, que deve ser aplicada topicamente na lesão.

Feridas necrosadas (não isquémicas)
O tecido necrótico consiste numa acumulação de células, tecido e resíduos celulares mortos.

Tratamento da necrose óssea
Nas fases iniciais de necrose avascular, os sintomas podem ser reduzidos com a medicação e terapia. Nos casos avançados a opção é cirurgia, para descompressão, remodelação, transplante ósseo ou substituição da articulação.

Devemos sempre evitar o “peso” dos produtos sobre os vasos, o que pode levar a uma condição de isquemia prodrômica à necrose. A compressão exofídica ou endofídica depende da técnica utilizada e do excesso de produto no local mas em ambas a evolução é sempre desastrosa: necrose.

As células necróticas acabam desaparecendo do tecido afetado, primeiramente, por causa da ação das enzimas que atuam no local e, posteriormente, pela fagocitose realizada por macrófagos e leucócitos. Quando não ocorre a rápida destruição desses fragmentos celulares, pode acontecer calcificação da área.

O angiologista é um profissional da saúde responsável pelo tratamento de doenças que acometem os vasos sanguíneos, como artérias, veias e vasos linfáticos.

Necrose consiste na morte de um tecido que compõem um organismo vivo, ocasionada de maneira geral quando ocorre a falta de circulação sanguínea na região afetada. Cirurgias onde tem um maior descolamento de tecido pode danificar parte do que foi descolado.

A gangrena é uma complicação da necrose caracterizada pela deterioração dos tecidos do corpo. Existem duas categorias principais: gangrena infecciosa (gangrena úmida) e gangrena isquêmica (gangrena seca). A condição pode resultar de isquemia, infecção ou trauma (ou uma combinação desses processos).

O processo necrótico pode evoluir para cicatrização total, devido à proliferação de tecido conjuntivo -vascular ou gerar ulcerações permanentes ou recidivantes . Os processos necróticos maiores podem se tornar encapsulados pelo tecido conjuntivo que os envolve.

Medicamentos Para Necrose Cicatrizantes

  • Ktriz 0,6U/g + 0,01g/g Supera 30g 6 Aplicadores. 21% OFF. ...
  • Pomada Kollagenase Com Cloranfenicol Cristália 50g. 15% OFF. ...
  • Pomada Iruxol Mono 1.2U/G Abbott 30g. 19% OFF. ...
  • Ktriz 0,6U/g + 0,01g/g Supera 30g. 11% OFF. ...
  • Ktriz 0,6U/g + 0,01g/g Supera 15g. ...
  • Gyno-Iruxol Abbott Pomada 30g + Aplicadores.