Quando a pedra sai pela urina dói?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Algumas vezes os cálculos saem dos rins e descem pelo trato urinário. Se um cálculo sair do rim, ele ficará preso em algum ponto do trato urinário ou será expelido na urina. Quando os cálculos viajam pelo trato urinário, geralmente causam dor e sangramento.

O diagnóstico de pedra na bexiga é feito com base na avaliação clínica, exames clínicos, como exame de urina e exames de imagem, como o ultrassom das vias urinárias. O exame de ultrassom das vias urinárias permite que o médico verifique se há ou não a presença de pedras na bexiga.

A urina sai do corpo pela uretra. Pedras nos rins se formam nos rins. Algumas pedras passam do rim para o ureter. Os ureteres são tubos que vão dos rins à bexiga.

História natural do cálculo
O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês. Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5 mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal.

Em alguns desafortunados, o processo todo chega a durar mais de 12 horas, caso o mesmo não procure atendimento médico. Se a pedra ficar impactada na metade inferior do ureter, a cólica renal pode irradiar para a perna, grandes lábios ou testículos.

“No entanto, se não houver complicações e se o tamanho do cálculo permitir, o paciente entra em um Protocolo de Terapia Expulsiva”, esclarece Treiger. Isso significa que há grandes chances de expelir a pedra pela urina e que, com devido acompanhamento, é possível esperar em torno de 20 dias para sua eliminação.

Como eliminar pedra nos rins com ajuda dos alimentos

  1. Evite alimentos excessivamente salgados. O sódio é altamente influente na formação de pedras nos rins. ...
  2. Beba sucos cítricos. ...
  3. Não consuma proteína animal exageradamente. ...
  4. Evite alimentos ricos em Oxalato.

Em cálculos pequenos (até 6 mm) localizados no ureter próximo a bexiga, pode-se tentar o tratamento com a Tamsulosina. É um medicamento que causa relaxamento da musculatura do canal urinário, facilitando a passagem da pedra em direção a bexiga, sem necessidade de cirurgia.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Na maioria das vezes, as pedras nos rins são eliminadas naturalmente pela urina. Porém, casos mais complexos podem exigir uma cirurgia de pedras nos rins. São casos mais graves, quando as pedras são maiores e podem obstruir a passagem da urina, o que causa ainda mais dores e riscos de lesões aos rins.

Cálculos pequenos, de de até 7mm, têm chance maior que 90% de serem eliminados espontaneamente, sem a necessidade de cirurgia. Mas é importante deixar claro que esse tamanho é apenas uma estimativa e pode variar de acordo com com o biotipo e o peso corporal de cada paciente.

O sintoma típico de pedra nos rins pela urina é a cólica renal uma dor lombar aguda, unilateral, de forte intensidade, que se irradia para a frente do abdômen. Em alguns poucos casos, os pacientes são assintomáticos ou sentem pouca dor durante a passagem do cálculo pelos ureteres.

Em quanto tempo o chá de quebra-pedra faz efeito? O tempo que o chá demora para fazer efeito depende do que está sendo tratado, concentração da erva no chá e outros fatores. Para obter mais informações específicas para o seu caso, é indicado procurar por um médico especialista.

Já os que deitaram do lado direito tiveram esse indicador aumentado em 90%. Considerando este resultado, a melhor posição para dormir com pedra nos rins é o lado direito.