Quando a pedra sai do rim ela vai para onde?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Algumas vezes os cálculos saem dos rins e descem pelo trato urinário. Se um cálculo sair do rim, ele ficará preso em algum ponto do trato urinário ou será expelido na urina. Quando os cálculos viajam pelo trato urinário, geralmente causam dor e sangramento.

Cálculos renais pequenos, menores que 5-6mm, podem ser expelidos pela urina, sem necessidade de cirurgia. Porém, nem sempre isso ocorre. Já cálculos renais maiores dificilmente são eliminados espontaneamente e quase sempre requerem tratamento cirúrgico. Existem diferentes cirurgias para tratamento do cálculo renal.

– bombardeamento das pedras por ondas de choque visando à fragmentação do cálculo, o que torna sua eliminação pela urina mais fácil (litotripsia); – cirurgia para retirar o cálculo dos rins ou do ureter após sua fragmentação (cirurgia endoscópica ou ureteroscopia).

Em cálculos pequenos (até 6 mm) localizados no ureter próximo a bexiga, pode-se tentar o tratamento com a Tamsulosina. É um medicamento que causa relaxamento da musculatura do canal urinário, facilitando a passagem da pedra em direção a bexiga, sem necessidade de cirurgia.

Nos casos em que ele apresenta sintomas, ele pode sentir: desconforto ou dor ao urinar; dor abdominal, nas costas, no quadril e na pelve; sangue na urina (hematúria);

Os cálculos ureterais podem ser diagnosticados por vários métodos de imagem, como raio x simples, ultrassonografia, urografia excretora e tomografia computadorizada helicoidal sem contraste.

Cálculos renais: Os cálculos (pedras nos rins) podem ocasionalmente ferir os canais do sistema excretor e, assim, deixar sangue na urina. Tipos de cânceres: Além de incontinência urinária e perda de peso, doenças graves também possuem dor e sangramento ao urinar como sintomas.

Na maioria das vezes, as pedras nos rins são eliminadas naturalmente pela urina. Porém, casos mais complexos podem exigir uma cirurgia de pedras nos rins. São casos mais graves, quando as pedras são maiores e podem obstruir a passagem da urina, o que causa ainda mais dores e riscos de lesões aos rins.

Entenda como eliminar pedra nos rins com o auxílio dos alimentos

  1. Evite alimentos excessivamente salgados. O sódio é altamente influente na formação de pedras nos rins. ...
  2. Beba sucos cítricos. ...
  3. Não consuma proteína animal exageradamente. ...
  4. Evite alimentos ricos em Oxalato.

E exemplifica: “Quem tem pedra no rim deve ingerir de 2,5 a 3 litros por dia, enquanto quem tem insuficiência cardíaca ou doença renal avançada deve diminuir para 1 litro, dependendo de cada caso”.

Tem sangue na sua urina
Além disso, se a pedra se deslocar para o canal da uretra, pode causar dano na estrutura do trato urinário e lesar vasos sanguíneos. "Nesse caso, a presença de sangue na urina pode ser visível ao olho nu ou somente nos exames.".

O controle dos níveis de citrato e oxalato na urina são as únicas estratégias válidas para diminuir o risco de sua formação. Cálculos pequenos, de de até 7mm, têm chance maior que 90% de serem eliminados espontaneamente, sem a necessidade de cirurgia.

Vermelha ou rósea -Esses são casos preocupantes, pois podem ser sinais de uma infecção urinária, pedra nos rins ou até câncer no trato urinário. Outras causas que podem levar a essa coloração na urina são o uso de certas medicações, a ingestão de alguns alimentos como beterraba e senna.

Isso significa que há grandes chances de expelir a pedra pela urina e que, com devido acompanhamento, é possível esperar em torno de 20 dias para sua eliminação.

O tempo necessário para eliminar uma pedra nos rins difere de pessoa para pessoa. Uma pedra menor que 4 mm (milímetros) pode passar de uma a duas semanas. Uma pedra maior que 4 mm pode levar cerca de duas a três semanas para desaparecer completamente.

Medicamentoso. Normalmente, atribuídos à melhora da dor e para expelir a pedra no rim. Anti-inflamatórios, como o Diclofenaco e o Ibuprofeno, analgésicos, como o Paracetamol, ou anti-espasmódicos, como o Buscopan, são os mais indicados.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

O cloridrato de tansulosina melhora os sintomas urinários obstrutivos e aumenta o fluxo urinário máximo, pois diminui a obstrução ao fluxo urinário através do relaxamento da musculatura lisa na próstata e na uretra.

Chá de gengibre: desinflama, depura o organismo, é sedativo e antioxidante; Chá-verde: limpa o pâncreas; Infusão de alcaçuz: ajuda a digerir os alimentos ; Chá de quebra-pedra: ajuda a combater pedras nos rins.