Quando a pálpebra do olho cai?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A queda da pálpebra é chamada de ptose palpebral. Trata-se de uma condição médica em que uma das pálpebras cai e fica abaixo do nível normal. A queda costuma acontecer em apenas uma das pálpebras, mas pode ocorrer nas duas. A ptose causa dificuldades para enxergar, piscar e fechar os olhos.

A pálpebra pode cair devido a um processo natural, como o envelhecimento, ou ser resultado de alguma condição mais grave. Todos nós estamos propensos a ter ptosis em algum momento da vida. Porém o problema é mais comum em adultos acima de 40 anos.

A blefaroplastia é um procedimento estético que consiste na redução das pálpebras com o objetivo de levantar o olhar, eliminando aquele aspecto de pálpebra caída. Para isso, tradicionalmente se faz um procedimento cirúrgico onde o excesso de pele é removido o excesso de pele presente na região.

O valor da blefaroplastia começa a partir de R$ 8.518,23 nas principais clínicas de São Paulo (Janeiro/2023). Este preço é uma média, já que o valor exato da cirurgia só pode ser passado após avaliação médica. Também há outros fatores que influenciam no custo da blefaroplastia.

Coloque o seu dedo indicador no extremo das sobrancelhas e puxe para baixo enquanto tenta levantar as pálpebras para cima. Repita este exercício 15 vezes e alterne com o movimento seguinte, que passa por por colocar a ponta dos dedos junto à têmpora e esticar a pele para trás e abrir e fechar os olhos 25 vezes.

Oftalmologista com especialização nesse tipo de problema para avaliar e tratar a pálpebra caída em adultos.

Segure a base dos cílios levemente com os dedos, mas sem apertar os olhos. Apenas apoie seus dedos nos pelinhos para impedir que os olhos abram. Então, faça força para abrir as pálpebras e depois relaxe. Vá repetindo essa sequência, mas sem usar os músculos da sua testa, somente com a força da pálpebra.

Para fazê-la, cirurgião:

  1. Desenha as linhas onde serão feitas as incisões, que podem ser na pálpebra superior, inferior ou nas duas;
  2. Faz os cortes necessários, retirando os excessos de pele, gordura e/ou músculo;
  3. Costura a pele. Os pontos podem ser removíveis ou absorvíveis (que caem sozinhos).

Quando o caimento das pálpebras atrapalha a visão, é necessário ir ao geriatra ou oftalmologista. Após um diagnóstico, o especialista analisará se a blefaroplastia é necessária e poderá encaminhar o paciente para o Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS só oferta esse procedimento quando há necessidade fisiológica.

As cirurgias das pálpebras são relativamente pequenas e podem ser feitas com anestesia local e sedação. Mas nunca devem acontecer em consultório. É perigoso, pois a tração das bolsinhas de gordura pode ter reflexos, inclusive cardíacos.

Após a cirurgia, é normal que os olhos fiquem um pouco inchados ou que haja a sensação de “areia” nos olhos, o que costuma passar dentro de alguns dias. Além disso, a cicatrização total do procedimento pode levar até 12 meses, considerando o tempo de a incisão se tornar quase imperceptível.

A cirurgia da pálpebra também tem uma duração média que varia de 5 a 8 anos, quando então novas “pelinhas” vão se formando e você sentirá, talvez, o olho pesado novamente. Não fique triste, procure seu dermatologista ou cirurgião plástico novamente.

A Ptose Palpebral é um termo médico que designa a condição em que a pálpebra superior está mais abaixo do que o normal, o que pode causar diminuição da acuidade visual ou desconforto estético. A Pálpebra normalmente cobre até 2milímetros da parte colorida dos olhos.

Comece massageando a pálpebra com as pontas dos dedos. Sem apertar, vá de um lado ao outro, percorra os cílios. Relaxe, respire, sinta os cílios nos seus dedos. Repita esse movimento e ida mais algumas vezes.

O sinal mais evidente é a queda da pálpebra. Dependendo da severidade do problema pode ocorrer dificuldade na visão. Por vezes, as pessoas inclinam a cabeça para trás para tentar ver melhor ou levantam as sobrancelhas várias vezes para tentar levantar simultaneamente as pálpebras.

Indicada para remoção do excesso de pele e tratamento de rugas ao redor dos olhos, a versão não cirúrgica é realizada com aparelho aprovado pela Anvisa e ficou conhecida como Plasma Lift. A sessão é realizada com creme anestésico aplicado de 30 a 40 minutos antes do tratamento de plasma, que dura cerca de 15 minutos.

Para realizar a Blefaroplastia é aconselhável apresentar acima de quarenta anos de idade. Mas também pode ser realizada em pacientes mais jovens sem problemas pois, sendo uma cirurgia plástica, estes critérios tornam-se uma escolha de cada um.

O tempo de afastamento das atividades laborais é de 30 dias, em média. No decorrer dos dias após a cirurgia plástica nas pálpebras, o paciente vai retomando a rotina diária. Por exemplo, é solicitado repouso nos sete dias após a plástica, sendo que essa medida tem impacto direto na recuperação da blefaroplastia.