Quando a orelha do bebê endurece?

Perguntado por: amota . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

Em quanto tempo a orelha do bebê endurece? Entre 6 e 8 semanas de vida.

Ela é causada pelo acúmulo de cartilagem e, em alguns casos, quando há mais uma “dobra” na estrutura da orelha, faz com se desenvolva o desvio na parte superior, dando forma a uma parte mais pontuda.

Felizmente, a orelha de abano tem uma solução definitiva: trata-se da otoplastia, a cirurgia plástica corretora que pode ser feita em adultos e crianças e resolve de vez esse problema.

Muitos pais, preocupados com a questão estética e até com possível bullying na infância, acabam recorrendo ao método, mas isso não é recomendado.

A famosa “orelha de abano”, em que a orelha fica proeminente ou mais aberta, pode ser corrigida por uma cirurgia simples, chamada Otoplastia, realizada a partir dos 6 anos de idade.

A causa da orelha de abano é genética. Sabe –se que 59 % dos indivíduos com orelha de abano apresentam história familiar . A padrão de transmissão genético é autossômico dominante com penetrância variável. O tratamento da orelha de abano é exclusivamente cirúrgico, através da cirurgia chamada otoplastia.

A otoplastia (cirurgia plástica de correção das orelhas), é a melhor opção para quem já tem as cartilagens formadas (a partir do sexto ano de vida) e deseja realmente modificar as orelhas de forma definitiva.

A cirurgia de orelha, ou otoplastia, é uma cirurgia plástica realizada para mudar a aparência das orelhas do paciente, podendo ser para estética ou reparadora.

A correção só é mais efetiva enquanto o bebê é recém-nascido, tendo em vista que neste período a cartilagem da orelhinha ainda está “molinha” e, portanto, “moldável”. É feito um rolinho bem fininho com o algodão e o mesmo é colocado na região a ser corrigida.

Otostick Corretor Prevenção de Orelha de abano proeminentes Para Bebês.

Se você deseja corrigir as orelhas de abano, procure um cirurgião especialista para que você se sinta confortável e seguro para dar esse passo! A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, visíveis tão logo os curativos que sustentam o novo formato do ouvido são removidos.

Você sabia que pela cartilagem frágil do bebê, as orelhas podem ficar tortas amassadas ou mesmo de abano? Isso pode depender da posição que o bebê fica durante o sono e também se fica apenas naquela mesma posição, por isso inclui essa dica no manual básico de cuidados com o bebê3.

A cirurgia que resolve esse problema é a Otoplastia. Sobretudo, existe uma técnica fechada que pode corrigir as orelhas de abano sem cortes.

O ouvido do bebê pode ser limpo todos os dias, mas é preciso saber que não deve ser uma limpeza agressiva ou profunda. Existem algumas formas, uma delas é utilizar uma gaze levemente úmida com água e sabão limpando cuidadosamente a área externa e secando logo em seguida.

Quando o furinho fica 'entupido' é como se a pele ficasse unida novamente. Muitas vezes, nesse caso, pressionar a pontinha do acessório sobre o furo desentope o canal (sai espécie de massinha branca) e é possível colocá-lo novamente. Mas quando passa muito tempo sem o brinco (vários meses) é necessário furar outra vez.

Podem ser indicados cremes e hidratantes de uso tópico pelo pediatra, a fim de proteger a pele de agentes que causam irritação, principalmente nos casos de dermatite alérgica.

O recém-nascido apresenta altas taxas de estrógeno materno, o que confere grande maleabilidade à cartilagem da orelha. Nesta fase, a moldagem feita com algodão e esparadrapo tipo micropore é um método eficaz e barato.

Então, para limpar atrás das orelhas você deve usar um algodão embebido em água morna, deslocando suavemente a orelha para frente e “esfregando” o algodão suavemente para uma limpeza completa.