Quando a murta floresce?

Perguntado por: dbarros5 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Quanto às cores, a murta produz folhas verdes escuras, flores brancas e cremes, com perfume que lembra o jasmim e as flores de laranjeira. A planta floresce o ano inteiro.

As podas devem ser feitas preferencialmente na primavera. O local onde o arbusto ficará deve estar a pleno sol ou meia-sombra. A murta-de-cheiro é eminentemente tropical, porém suporta frio moderado, sem geadas.

4 meses

A Murta é ótima como cerca viva por causa da praticidade no seu cultivo, podendo chegar até 7 metros de altura. A Cerca pode fechar em até 4 meses. Pode ser utilizada como bonsai e seus frutos são atrativos para passaros e insetos polinizadores.

Rejane fala que ela é uma planta medicinal indicada para o tratamento de problemas como cistite, uretrites e corrimentos. Além disso, tem ação expectorante e antisséptica do aparelho respiratório, no tratamento de sinusite, tosse e bronquite e, externamente, ajuda a tratar psoríase e infecções nas gengivas.

Origem: A murta está associada à região mediterrânica, mas pode também ser encontrada desde a Ásia ao norte de África. Os antigos gregos viam-na como um símbolo de beleza e amor. Os ramos eram usados como decoração durante festas e as noivas eram adornadas com grinaldas desta planta.

“A murta deve ser cultivada a sol pleno, em solo fértil e bem drenado, com terra orgânica e irrigação pelo menos três vezes na semana”, ensina a paisagista Rayra Lira, JLira Green Life.

Além das folhas, que podem ser usadas em chá, as bagas e as flores também podem ser consumidas.

A rega deve ser feita com constância, especialmente em épocas mais quentes. As mudas de murta para cerca viva são muito fáceis de cultivar, permitindo que seu desenvolvimento seja rápido. O solo deve ser preparado com areia e adubo orgânico, aumentando assim a drenagem e a fertilidade.

Misture bem a terra com adubo orgânico ou NPK 10-10-10, para garantir o solo sempre úmido e acrescente também bastante folhas secas ou capim.

Suas raízes são profundas, não danificam calçadas e nem redes subterrâneas. Por atingir 15 metros, melhor ser plantada contra a rede elétrica. É uma linda arvoreta muito utilizada na arborização urbana. Tem florescimento esplendoroso, é decídua e tolerante a podas drásticas.

A murta é um arbusto que nasce no deserto, e as suas folhas exalam uma fragrância agradável quando são trituradas. Esses arbustos eram usados pelo povo judaico para cobrirem as tendas durante a Festa dos Tabernáculos, ou Sucot.

Muda de Murta de cheiro - Uma cerca viva que faz sucesso!
É um arbusto ou árvore pequena que pode atingir cerca de 3 metros de altura. Suas folhas são escuras, compostas de 5 a 7 folíolos brilhantes. As flores são pequenas, creme quase branco, em inflorescência densa na ponta dos ramos.

Apesar de ter a comercialização e o transporte proibidos pela portaria nº 936 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a árvore murta, conhecida também como “dama da noite” ou “cafezinho”, continua a ser vendida em viveiros, floriculturas e até ser distribuída gratuitamente pelo horto municipal.

A murta-de-cheiro é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizada para a formação de cercas-vivas, a murta-de-cheiro apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada.

Os frutos da murta, designados por mastruços ou murtinhos, são comestíveis e apresentam um sabor amargo e resinoso. Na culinária são utilizados em saladas de fruta, para aromatizar guisados e molhos, para realçar carnes de sabor forte e na elaboração de compotas e licores.

Zacarias viu na sua visão um bosque de árvores de murta, em lugar sombrio (Zc 1.8,10,11).