Quando a mentira começa o relacionamento termina?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

As mentiras no relacionamento, por menores que sejam, e a consequente quebra de confiança, podem acabar rapidamente com tudo que foi construído por anos. Dessa forma, levando a brigas, desgaste e até mesmo ao término da relação.

A prática pode ainda provocar dificuldades nos relacionamentos interpessoais, problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, uma vez que o indivíduo que tem o hábito de mentir insere isso em todos os contextos da vida.

Mentiras no relacionamento sempre são algo ruim e podem trazer muitos problemas. Além disso, uma pessoa que mente em uma relação amorosa está sendo totalmente egoísta, já que provocará sofrimento ao seu parceiro. Entenda quais são os principais efeitos causados pelas mentiras para o casal.

Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira”, ensina o especialista.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

A necessidade de chamar atenção, a soberba, o ciúme e a baixa autoestima também motivam as pessoas a mentirem compulsivamente. A motivação pode ser igualmente patológica, oriunda de um distúrbio de personalidade. A mentira também está ligada à impulsividade, ou seja, ao agir sem pensar.

Basicamente que o cérebro de um mentiroso estabelece muitas conexões a mais entre suas memórias e ideias. Essa maior conectividade permite a eles que haja consistência em suas mentiras, e um acesso mais rápido a essas associações.

A pessoa amada deverá assumir a culpa pelas mentiras que conta e você não deve se sentir responsável pelas escolhas dela. Ninguém é "obrigado" a mentir, as pessoas fazem essa escolha e devem ser responsáveis por ela, portanto tenha isso em mente ao tentar lidar com as mentiras de seu namorado.

A mentira é, de alguma forma, natural e, apesar de crescermos ouvindo que é “feio” ou “errado”, a mentira tem uma função política para a sociedade e psíquica para o indivíduo. Às vezes utilizamos esse recurso para agradar ou proteger quem amamos.

"O mal do mentiroso é a falta de memória.."

Se o seu parceiro é um mentiroso, enfrente-o. Fale como você se sente em relação ao hábito que ele tem de mentir e como isso está abalando a sua confiança. Caso ele esteja mentindo para não te magoar, assegure-o de que ele pode ser honesto com você. Assim, ele pode falar sem ser desonesto sobre o que está acontecendo.

Não esperamos nem perdoamos a mentira de quem diz que nos ama. Se pegamos o nosso amor numa mentira, seja ela qual for, a confiança é abalada e abre-se espaço para o ciúme. Este terrível sentimento envenena a relação e, onde antes havia entrega e espontaneidade, passa a haver desconfiança e insegurança.

Um relacionamento tóxico envolve a tentativa de uma pessoa manipular, controlar e isolar a outra. É uma relação em que não existe vínculo de respeito, mas em que uma pessoa manda e a outra é subjugada. Em um relacionamento abusivo existe uma frequência de comportamentos, tornando-se um ciclo de abusos.

Conheça-os:

  1. Contato visual excessivo. Contato visual excessivo. ...
  2. Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. ...
  3. O movimento dos olhos. ...
  4. Reação demorada. ...
  5. A maneira como a pessoa fala.

Faça perguntas inesperadas
"Essa é uma pergunta extremamente fácil para alguém que diz a verdade, mas um mentiroso provavelmente terá que fazer uma pausa para fazer algumas contas", escreve Barker. Depois de fazer a pergunta inesperada, avalie a reação. A pessoa respondeu com calma e rapidez ou demorou um pouco mais?

Por exemplo, você poderia perguntar, “quantos anos você tem?”, “qual ano que você nasceu?”, “com qual idade você entrou no ensino médio?”. Note que todas essas perguntas levam a um lugar só. Mas, se a pessoa estiver mentindo, provavelmente você notará algumas inconsistências ou dificuldades para resposta.

A falta de confiança destrói amizades e relacionamentos e “se a doença continua a progredir, a mentira pode tornar-se tão grave que eventualmente pode causar problemas de ordem social, psicológica e até legal”, alerta a psicóloga.

Continuar lendo Onde começa a mentira?