Quando a menstruação vem duas vezes no mês o que pode ser?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Menstruar duas vezes no mês pode ser o efeito de uma alteração hormonal como, por exemplo, um estímulo desnecessário sobre o endométrio¹. A progesterona e o estrogênios são dois dos hormônios capazes de desencadear um sangramento anormal.

Sangramento vaginal fora do período menstrual podem ocorrer por vários motivos: desde uma simples troca de anticoncepcional, passando por lesões no colo do útero, até razões mais sérias, como um câncer.

Esses sangramentos antes da hora são conhecidos como escapes. No geral são considerados normais, mas também podem indicar situações como esquecimento de algum dia da pílula, quantidade hormonal da pílula muito baixa para você ou até mesmo miomas ou pólipos.

Infecção – sangramento vaginal entre menstruações pode indicar uma infecção dos órgãos reprodutivos. As causas incluem doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia; vaginite (uma inflamação na vagina) e doença inflamatória pélvica (inflamação dos órgãos reprodutivos femininos).

Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom. Na gestação, esse sangue, quando saudável, é chamado de nidação.

Em alguns casos, o uso de medicamentos pode ajudar a regular o ciclo menstrual, como pílulas anticoncepcionais ou hormônios. Manter uma dieta saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos e evitar o estresse pode ajudar a regular o ciclo menstrual.

Apesar de ser algo bastante comum, a menstruação escura e em pouca quantidade (chamada de borra de café) é sim uma disfunção hormonal e pode ser considerada um sangramento uterino anormal¹.

Grávidas não menstruam. O que pode ocorrer durante a gestação, principalmente no início, quando o embrião implanta no endométrio, é um pequeno sangramento, vermelho claro ou amarronzado, que dura de 2 a 3 dias.

Menstruações muito intensas, sangramento entre os períodos menstruais, além de sangramento durante e após a relação sexual são considerados anormais. Esse tipo de sangramento pode estar associado ao câncer de colo do útero, câncer de útero e mais raramente câncer de ovário.

Contudo, fluxo intenso de sangue fora da menstruação deve ser analisado por um especialista. "Geralmente, esse sangramento atípico vem acompanhado de cólicas e pode indicar um mioma ou pólipo benigno, que são tratáveis.

infecção nos órgãos reprodutivos: clamídia, gonorreia, vaginite e doença inflamatória pélvica são algumas das infecções que podem causar hemorragias entre as menstruações; tumores malignos: os cânceres de colo do útero, de vagina e de endométrio têm o sangramento vaginal como um dos seus sintomas.

É comum a menstruação ter início com a borra de café ou marrom, depois evoluir para um vermelho mais escuro e, em seguida, para um vermelho mais vivo. Quando o ciclo vai diminuindo, a cor tende a ficar escura novamente até terminar.”

Embora o período de cada paciente possa variar, existem alguns sintomas comuns vivenciados no ciclo menstrual. Uma mulher adulta pode experimentar fluxo menstrual de aproximadamente 21 a 35 dias, e todo o período dura em torno de dois a sete dias no total.

Existem várias diferenças entre o sangramento menstrual e o de escape. O de escape é um sangramento leve e seu fluxo não é tão intenso e prolongado quanto ao da menstruação, durando apenas um ou dois dias. Ele não deve ser acompanhado por cólicas intensas ou coágulos. Sua cor é marrom claro ou rosa.

O sangramento de escape é uma perda de sangue vaginal que ocorre durante o ciclo menstrual, entre uma menstruação e outra. O ciclo menstrual regular tem duração aproximada de 28 dias. O sangramento de escape pode ser também chamado de sangramento intermenstrual ou ainda spotting, tendo todos o mesmo significado.

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

Em alguns casos, a menstruação até desce duas vezes no mês. Essa disfunção pode ocorrer devido à diversas razões, desde um ciclo menstrual mais curto até mesmo gravidez¹.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.