Quando a mediunidade aflora?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Eclosão da mediunidade é o início ou aparecimento de fenômenos resultantes da capacidade de uma pessoa (médium) entrar em contato com seres de outra dimensão, os chamados “mortos”, que, em linguagem espírita, são os desencarnados, seres humanos que estão fora da carne, isto é, não têm o corpo físico.

Para evitar dissabores com a mediunidade muito aflorada, é bom procurar alguém entendido de quem poderá receber conselhos de como "desenvolver mediunidade". Muitas pessoas têm medo de desenvolver a mediunidade por não quererem nem ouvir falar em espírito. Mas a sensibilidade está ali a todo o tempo incomodando.

É comum, quando do surgimento da mediunidade, ocorrerem distúrbios físicos e psicológicos. Conforme o grau de sensibilidade e de controle do médium iniciante, esses desconfortos podem se revelar intensos, produzindo desarmonias nem sempre bem administradas.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

O Despertamento da Mediunidade
Sem dúvida nenhuma o despertar da mediunidade é uma etapa marcante na vida de qualquer médium, a grande maioria não aceita as sensações que percebe, alguns levam meses, a maioria anos e outros terminam sua vida sem aceitar sua sensibilidade mediúnica.

A mediunidade de efeitos físicos é definida por Kardec como uma mediunidade que se manifesta por efeitos sensíveis, tais como ruídos, movimentos e deslocamento de corpos sólidos. Umas são espontâneas, isto é, independem da vontade de quem quer que seja; outras podem ser provocadas.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Fenômeno mediúnico da inspiração por meio do sono, o que pode ser chamado de " mediunidade onírica ".

Basicamente, os mecanismos da mediunidade segundo o Espiritismo decorrem dos seguintes conceitos: i) os Espíritos modificam o Fluido Universal (FU) através do pensamento e vontade, impregnando-o de qualidades e informações que desejem; ii) o perispírito é formado pela condensação do FU em torno do Espírito que é o foco ...

Sendo assim, podemos deduzir que a palavra corrente mediúnica significa um conjunto de médiuns de um terreiro, tal qual os elos de uma corrente de metal.

2 – Incorporação
A manifestação mediúnica mais comum a Umbanda e a qual também se deve a sua fundação e sustentação é a incorporação.

Descubra se você é uma pessoa sensível às energias ao seu redor

  1. Excesso de cansaço.
  2. Absorver as emoções das pessoas.
  3. Costuma ficar mais isolado.
  4. Não gosta de barulhos.
  5. Está em busca de uma resposta.

Os médiuns desenvolventes adquirem novos modos de agir, similares aos das entidades pertencentes a falanges espirituais específicas (como as falanges dos pretos-velhos, dos exus e outras), a partir da incorporação dos espíritos dessas falanges.

Glândula Pineal e mediunidade
Segundo a Doutrina Espírita de Allan Kardec, a glândula pineal é responsável pela existência da vida no plano espiritual e no plano mental, sendo fundamental para o corpo etéreo.