Quando a mecha esquenta?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Quando faz descoloração e o cabelo esquenta, o que pode acontecer? Isso acontece porque quando misturamos água oxigenada e pó descolorante, ocorre uma reação química que cria um vapor, tipo um gás que vai evaporando. Isso gera calor, que é perfeitamente normal desde que não esquente demais a ponto de sair fumaça.

Como recuperar cabelos danificados por descoloração?

  1. Reconstrução capilar. A reconstrução capilar é um tratamento indicado para recompor a fibra do cabelo. ...
  2. Cauterização capilar. Esse procedimento ajuda a repor a queratina do cabelo e, consequentemente, a recuperar o cabelo danificado por descoloração. ...
  3. Hidratação profunda.

Se você não tem reações à coloração, mas ainda assim é comum ficar com o couro cabeludo ardendo ou dolorido após aplicação, pode ser que ele seja sensível. Nesses casos, a saída pode ser substituir as tintas com amônia, também conhecidas como coloração permanente, por tonalizantes.

5. Você já deve ter ouvido falar que o descolorante é prejudicial. Portanto, se você vai descolorir seu cabelo, por favor, pelo amor de Deus, não faça isso mais de uma vez. Se seu cabelo precisa ser descolorido ainda mais após a primeira descoloração, a solução NÃO é descolori-lo novamente.

Sensibilidade e alergia não são o mesmo
Sentir reações ou alguma comichão após a utilização da tinta não significa particularmente ter alergia. A sensibilidade à tinta pode ser provocada por uma certa reatividade da pele, mas não tem nada a ver com o sistema imunitário.

Platinar o cabelo dói? Quando você platina o cabelo pode ocorrer uma ardência no couro cabeludo por conta da oxidação que o produto promove. Não é ideal aplicar o produto no couro cabeludo, mas como estamos falando de uma descoloração global (ou seja, desde a raiz), é necessário tal procedimento.

Não existe regra quanto à frequência com que a pessoa deve descolorir os pelos. "Tudo depende da velocidade de crescimento dos pelos", aponta a dermatologista Isabela.

Para não arder, é só passar o óleo de coco primeiro e depois descolorir. Não arde nada", explica, complementando com a dica de que óleo de amêndoas oferece o mesmo benefício.

vitamina B7

A que mais se destaca neste quesito é a biotina (vitamina B7), pois sua deficiência pode causar a queda de cabelo e a suplementação ajuda no crescimento; Vitamina C: os radicais livres são moléculas instáveis capazes de causar danos celulares, sendo que o excesso pode deixar o cabelo enfraquecido e sem brilho.

É durante as químicas, principalmente nas descolorações, que o cabelo fica elástico. E são vários os motivos que podem fazer isso acontecer. Um deles é descolorir cabelos sensibilizados sem antes submetê-los a um tratamento profundo.

A dermatologista Larissa Soares recomenda: Evitar secador e chapinha, pois eles elevam bastante a temperatura. Quando forem utilizados, o ideal é colocar em temperaturas mais amenas, mantendo uma distância de aproximadamente 15 cm do fio, além de nunca usar com o cabelo totalmente molhado, no caso do secador.

Para a Medicina, ardência pode ser sinal ou sintoma indicativo de doença ou de que algo não vai bem. Assim, ardência pode indicar determinados tipos de infecção ou inflamação, ou talvez uma reação alérgica a algum produto utilizado, por vezes um determinado tipo de tecido etc.

"Esse processo envolve a abertura da cutícula e o depósito de pigmento. Depois do tempo de ação, essa parte da fibra capilar satura. Deixar a química mais tempo nos fios só causará ressecamento e até queda, em algumas ocasiões", explica Carlos.

Se o fio voltar à forma original, ele resiste a descoloração; Se o fio esticar um pouco e não voltar ao estado normal, ele pode não aguentar o procedimento; Caso o fio quebre ao ser puxado, isso mostra que ele não tem força e nem elasticidade, então não é recomendado realizar o procedimento.

Pode sim. É comum que seja feita a coloração do cabelo no mesmo dia em que é feita a descoloração, para adotar uma nova tonalidade e deixar o visual diferente.

Pode hidratar o cabelo logo depois de pintar? Sim, pode hidratar o cabelo logo depois de pintar. Inclusive, nos salões de beleza é comum que os profissionais façam um tratamento mais profundo depois de tingir os cabelos para mantê-los saudáveis, já que a química pode danificar os fios.

“A tinta pode agir como irritante para as vias respiratórias, desencadeando sintomas de rinite, como espirros, coriza, coceira e obstrução nasal, ou um quadro de broncoespasmo, com tosse seca, falta de ar, aperto no peito e chiado”, afirma a alergista e imunologista Cristina Abud de Almeida.

Sim, a tinta sem amônia não danifica a fibra capilar. A amônia é um composto químico muito usado nas tinturas de cabelos, porque ela é responsável por abrir a fibra capilar para que a pigmentação da coloração possa adentrar o fio e durar por muito mais tempo.

Principalmente para quem vai colorir o cabelo em casa, existem alguns truques para evitar as temidas manchas da tinta, tanto nas mãos, quanto no rosto. A dica é investir em um óleo, vaselina ou um bom hidratante nessas regiões.

Esperar pelo menos 48 horas para lavar os cabelos após a transformação é essencial para evitar o desbotamento e a oxidação precoce da cor.