Quando a mama é considerada grande?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Para se ter uma ideia, enquanto uma mama considerada pequena possui cerca de 300 gramas de peso, na gigantomastia a massa de cada seio pode chegar a ultrapassar 1 quilograma.

A redução de mama com silicone tem um preço diferenciado por conta da colocação das próteses. Em São Paulo, o valor é a partir de R$ 15.291,00 (Maio/2023).

A única solução para reduzir o tamanho da glândula mamária, nesses casos, é a cirurgia plástica.

Riscos e cuidados da cirurgia
Estes incluem infecção, cicatrizes visíveis e alterações na sensibilidade das mamas. Ademais, a maioria das complicações podem ser evitadas tomando os devidos cuidados, antes e depois do procedimento.

Para terem direito à cirurgia pelo SUS, pacientes com hipertrofia mamária ou gigantomastia precisam comprovar não ter condições de arcar com o procedimento e apresentar laudo médico que ateste o comprometimento do sistema músculo-esquelético, provocando, sobretudo, dores na região da coluna vertebral.

Neste momento, seu nome entrará para uma fila de espera, que depende de acordo com a demanda de cada região. Um levantamento realizado no Mato Grosso informado que o tempo médio de espera para atendimento no SUS no estado é de 1 ano e 4 meses.

Normalmente, quando a paciente está acima do peso, o médico cirurgião sugere que ela emagreça alguns quilos porque isto vai repercutir também na mama – diminuindo o volume mamário. Emagrecer também ajuda na cirurgia em relação a ressecção de tecido, e na manutenção do resultado no pós-operatório.

As mulheres ficam surpresas ao sentir pouca dor no seio após a cirurgia; porém, pode haver sensações diferentes, como falta de sensibilidade, formigamento ou sensação de puxada na área sob os braços. Converse com seu médico sobre como se cuidar após a cirurgia.

Nesses casos, a mamoplastia deve ser custeada pelo convênio, seja ele plano de saúde Amil, Unimed, Notredame Intermédica, Bradesco Saúde, SulAmerica , Allianz, Porto Seguro, Prevent Senior ou qualquer outro.

Nas demandas de usuários do Sistema Único de Saúde – SUS por acesso a ações e serviços de saúde eletivos previstos nas políticas públicas, considera-se excessiva a espera do paciente por tempo superior a 100 (cem) dias para consultas e exames, e de 180 (cento e oitenta) dias para cirurgias e tratamentos.

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, cicatrizes são inevitáveis. Entretanto, a cicatriz da mamoplastia redutora fica localizada próxima da mama, tornando-a praticamente imperceptível, especialmente quando o procedimento completa um ano, já que após esse tempo a cicatriz conquista o seu aspecto definitivo.

O que é mamoplastia redutora e mastopexia? Enquanto a mamoplastia redutora, como o próprio nome revela, tem o objetivo de reduzir o tamanho das mamas, a mastopexia atua no levantamento dos seios. Entenda um pouco mais sobre cada um desses procedimentos.

O deputado Pedrosa explica que a hipertrofia mamária é definida como o aumento anormal das mamas, e tem sido associada ao surgimento de vários sintomas relacionados ao sistema músculo esquelético, sendo que as queixas incluem dores no pescoço e na coluna, dores de cabeça, sulcos nos ombros com depressões dolorosas na ...

A cirurgia só será realizada se o paciente “apresentar sinais e sintomas de sofrimento do sistema músculo esquelético, notadamente quando a hipertrofia mamária repercuta sobre a coluna vertebral, devidamente comprovado de laudo médico emitido pelo médico ortopedista ou neurologista”, diz a lei.

A mamoplastia é considerada uma cirurgia de média complexidade. Por isso, na maior parte dos casos, o operado fica em observação por 24h após a cirurgia. Também é comum que alguns tenham alta no mesmo dia. A cirurgia é feita com anestesia geral e tem uma duração média de 3 a 4 horas.