Quando a mãe e A+ e O pai O +?

Perguntado por: aoliveira4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Quando os progenitores tem sangue O+ e A+ os filhos podem ter os seguintes tipos sanguíneos: O+ ou A+ ou O- ou A-.

Se for A+ pode doar para AB+ e A+ e receber doação de A+, A-, O+ e O-. Já o tipo A- pode doar para A+, A-, AB+ e AB- e receber de A- e O-. O segundo tipo de sangue, o B, ao contrário de A, é menos disseminado.

Ambos os pais com sangue tipo A: filhos podem ter sangue tipo A ou O. Um progenitor com sangue tipo A e outro com sangue tipo B: Os filhos podem ter sangue tipo A, B, O ou AB. Ambos os pais com sangue tipo B: filhos podem ter sangue tipo B ou O.

Sendo a mãe e o pai O+ os filhos necessariamente serão O+ ou O-, nunca A.

O Rh nulo, ou sangue dourado é o tipo mais raro de sangue no mundo. Apenas 43 pessoas, até hoje, foram identificadas com esse tipo sanguíneo. Depois do sangue dourado, os tipos menos comuns são: AB- e B-. O sangue tipo O+ e o tipo A+ são os mais comuns tanto na população brasileira, como na maioria dos países.

Cada pessoa herda 2 genes (um da mãe e outro do pai) que controlam a produção dos antígenos do sistema ABO. Se ambos, mãe e pai, são A, (dizemos que ambos têm genótipo IAIA), o descendente, obrigatoriamente, apresentará antígenos A em suas hemácias pois herda 2 gens do tipo A, expressando seu genótipo também como IAIA.

Entenda quem pode doar e receber sangue, de acordo com o seu tipo sanguíneo: sangue tipo A+ — pode doar para AB+ e A+, recebe de A+, A-, O+ e O-; sangue tipo A- — pode doar para A+, A-, AB+ e AB-, recebe de A- e O-;

Pode um filho nascer com o sangue diferente dos pais? Há uma exceção interessante, que pode estar por trás de casos em que um filho O de fato tenha nascido de pais AB – ou de outras combinações de pais e filhos que pareceriam geneticamente impossíveis a um primeiro olhar.

Em relação a fertilidade, não existem evidências de que casais com tipos de sangue iguais ou diferentes entre si sejam mais ou menos férteis. Já em relação a gestação, quando a mulher é negativa e o homem é positivo, existe a chance do bebê ser positivo.

Um indivíduo que possui sangue tipo A+ é alguém que possui antígeno A e antígeno D. Já uma pessoa com sangue tipo A- é alguém que possui o antígeno A, mas não possui o antígeno D. Esse é o fator Rh, ou seja, quem possui essa proteína é positivo e quem não possui é negativo.

Portanto, se você e o pai do bebê são ambos Rh positivo, ou ambos Rh negativo, não afetará em nada a sua gravidez. Entretanto, se você é Rh negativo e o pai Rh positivo, existe a possibilidade de que o bebê seja positivo e isto poderia ocasionar incompatibilidade sanguínea entre você e o seu bebê durante a gestação.

Olá sou O+ e meu marido A+ somos compatíveis para ter filhos? Com certeza são compatíveis, o maior problema é quando a esposa é negativa e o marido é positivo, que pode ocorrer a eritroblastose fetal. Sugiro procurar um médico geneticista para realização do aconselhamento genético.

Pais do grupo O não tem a capacidade genética para a formação de antígeno A, portanto, não podem passar esta característica aos seus descendentes. Da mesma forma não poderiam ter filhos do grupo B (glóbulos vermelhos com antígeno B na sua superfície) ou do grupo AB (com ambos antígenos presentes).

Características do tipo sanguíneo O
Já o O- só recebe doações de O-, porém, em situações emergenciais, é possível substituir pelo tipo O+.

Diagnóstico da Incompatibilidade Sanguínea
Durante o pré-natal, é feita a pesquisa de anticorpos anti-Rh por meio do teste de Coombs indireto que é o principal exame realizado em mães com Rh negativo onde seu parceiro tem Rh positivo, ou caso a mãe tenha recebido uma transfusão de sangue inadequado.

USAR O GRUPO SANGUÍNEO EM TESTES DE PATERNIDADE
O processo de impressão genética foi desenvolvido por Alec Jeffreys em 1984, e ficou disponível para o teste da paternidade em 1988. Antes deste tipo de análise do ADN estar disponível o fator mais comum utilizado para a averiguação de paternidade era o grupo sanguíneo.

Caso você não saiba seu tipo sanguíneo, pode consultá-lo no resultado de exames de sangue antigos. Se não tiver nenhum, você pode solicitar um exame de tipagem sanguínea. Nele, você vai observar o grupo ABO, para ver se o seu sangue é A, B, O ou AB; e o fator Rh, para entender se é positivo ou negativo.

Depois do sangue dourado, os tipos menos comuns são: AB- e B-. O sangue tipo O+ e o tipo A+ são os mais comuns tanto na população brasileira, como na maioria dos países.