Quando a luz do óleo acendeu no painel O que significa?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Um exemplo é a luz de óleo que, quando acende, geralmente significa que o motor está enfrentando dificuldades de lubrificação. E um motor sem lubrificação não sobrevive mais do que alguns metros.

Neste caso, a luz está alertando para que o carro seja levado imediatamente à oficina pois tem um problema grave que pode fundir o motor. Se a luz de alerta da pressão de óleo do motor não pisca mas acende direto, é melhor nem levá-lo rodando, mas desligar o carro e chamar um reboque.

Sensor de pressão de óleo defeituoso pode acender a luz
O próprio sensor de pressão de óleo pode, por vezes, ficar entupido com lodo do motor, especialmente se o motor não for mantido corretamente.

Filtro de óleo restritivo ou entopido pode ser um dos motivos da baixa pressão de óleo. Filtro de óleo – caso o filtro de óleo esteja fora da especificação e seja muito restritivo, ocasionará baixa pressão de óleo. Se o filtro estiver parcialmente obstruído, também será responsável pela baixa pressão.

Re: Por que sera luz de oleo demora a apagar ? Problemas com pressão de óleo. Bomba de óleo, folga excessiva nas partes móveis do motor, obstruções de galeria e dutos de óleo são as principais causas do sintoma.

Companheiro luz de óleo é coisa séria, pode ser somente mau contato ou não sei a qualidade do óleo que você usa, mas pode ser tambem o óleo que está ruim e quando o motor esquenta muito ele fica ralo, pode ser a bomba ou folga no eixo, leva em um mecânico ou você mesmo e meça apressão com manômetro.

Vamos aos fatos. A luz de óleo acende no painel para indicar que está faltando lubrificação no motor.

Em motores novos, pouco rodados, baixar um litro a cada 5 mil quilômetros é absolutamente normal. Pois, uma parte do óleo se queima junto com a combustão do motor.

O nível baixo de óleo motor provoca uma falta de pressão no sistema de lubrificação, mas essa luz de alerta não é para mostrar o nível do óleo, é para mostrar a falta de lubrificação que pode ter uma origem muito mais grave, que é a falta de pressão mesmo com o nível.

O que fazer quando a luz de pressão de óleo fica acesa? Sempre que a luz de advertência da pressão do óleo acender, mesmo que de forma intermitentemente, encoste o carro num lugar seguro e desligue o motor o mais rápido possível.

O sensor de pressão de óleo monitora a pressão do óleo, fica localizada na maioria das vezes perto da bomba de óleo ou filtro.

Quando há falta de óleo no cárter, haverá pouca lubrificação das peças o que leva à aceleração do desgaste. Ou seja, elas podem parar de funcionar e precisar serem trocadas. Com o motor, o problema pode ser ainda pior. A falta de óleo pode levar ao superaquecimento do motor que acaba se fundindo.

Pressão do óleo anormal: com relação ao lubrificante, a perda de pressão do óleo pode envolver a diluição de combustível no lubrificante, baixa de nível de óleo no cárter, alteração da viscosidade do óleo, problemas com o sensor de pressão e temperatura, por exemplo.

Se o carro estiver baixando óleo, mas não houver sinais aparentes de vazamento, é sinal de que o lubrificante está sendo queimado durante a combustão. Quando isso ocorre, há maior emissão de fumaça pelo escapamento: daí, vem a expressão de que o veículo está “fumando”.

Poucos motoristas sabem, mas o lubrificante do motor pode baixar até um litro a cada mil quilômetros rodados. Portanto, pode haver a necessidade de completá-lo antes das trocas.

Normalmente o intervalo indicado é a cada 5 mil km ou 10 mil km. Utilizar o óleo além do período recomendado leva à formação de borra e compromete a capacidade de lubrificação das peças internas do motor, já que aumenta o atrito e o desgaste precoce.