Quando a luz da injeção eletrônica da moto acende o que pode ser?

Perguntado por: zfigueiredo . Última atualização: 23 de maio de 2023
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O que causa o problema da injeção eletrônica? Geralmente, quando a luz da injeção eletrônica não apaga é sinal de falhas no sistema de alimentação do motor. No entanto, também pode ser um defeito no sistema de escapamento como a sonda lambda, por exemplo. Outra causa pode ser um mau contato entre sensores.

Assim, quando luz amarela acende é que necessário uma vistoria, pois pode ser apenas um problema de contato de um sensores, um sinal de algum item do conjunto está apresentando defeito.

Para resolver o problema de injeção eletrônica do seu veículo – ou ainda para apagar estas luzes, quando acesas -, é fundamental que você dirija o seu veículo até uma oficina mecânica de confiança ou à concessionária. Um mecânico profissional utilizará o scanner para que o defeito seja rastreado.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita. Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.

Luz amarela ou laranja
Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

O que indica a luz do motor acesa:
Esta luz, com o formato de um motor, indica de forma genérica a existência de um problema no sistema de injeção eletrónica.

O sistema de injeção eletrônica foi criado para substituir os carburadores e melhorar o desempenho dos automóveis. Ele alimenta o combustível e evita a poluição nas cidades, o que acontece por conta do sistema que controla a mistura de ar e combustível do motor do veículo.

Se você sentiu a moto falhando na hora de dar a partida, fique atento: o problema pode ser nas velas de ignição – ou “na” vela, caso seja uma motocicleta de baixa cilindrada.

Mapa da ECU corrompido:
Se a lâmpada ALC da sua motocicleta está acesa e o problema não é nenhum dos anteriores, o que pode ter acontecido é o mapa da ECU estar corrompido. Aí então, é só reparar ou trocar o módulo para acabar com este problema.

Nesse caso, pode indicar que há um problema grave na lubrificação do motor. Pode ser um problema na bomba de óleo. Pode ter aumentado a folga entre componentes. Pode ter borra de óleo acumulada no fundo do cárter.

Um dos sintomas mais comuns de que os bicos injetores estão sujos é a marcha-lenta irregular, além da perda de força no momento da arrancada do veículo e falhas. Outros fatores também podem causar o depósito de sujeira na válvula injetora além do uso de um combustível ruim, como é o caso do alto consumo de óleo.

A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de uma luz amarela, cujo ícone é um motor. Sempre que o motorista coloca a chave na ignição e gira, ela se acende. Essa prática acontece para mostrar que a luz está funcionando devidamente.

Um bico injetor quebrado pode causar queima de combustível incompleta ou vazamento de combustível resultando em mais emissões. Esse é um problema na injeção eletrônica que fará com que seu veículo não passe no teste de emissões.