Quando a língua fica branca o que pode ser?

Perguntado por: avieira5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

O que é a língua branca? A língua branca é resultado de um aumento excessivo de micro-organismos em sua superfície, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero. Esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua.

Língua branca: saiba como limpar a região da maneira correta
Quanto ao uso do limpador de língua, o ideal é começar a limpeza da parte de trás em direção a ponta da língua, passando duas vezes em cada lado da cavidade bucal. “O ideal é realizar a limpeza lingual duas vezes por dia.

O que pode causar essa aparência branca na língua? O acúmulo de restos alimentares; Bactérias; Células mortas que descamam da cavidade bucal que se depositam sobre a língua e criam uma camada branca e áspera, conhecida como saburra.

“Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa”, destaca.

Conhecida como sapinho, a candidose oral, candidíase ou monilíase é a doença provocada por um fungo chamado Candida albicans. Fungos são estruturas simples que existem na natureza há milhões de anos.

Basta usar as cerdas da sua escova dental. Você também pode tentar uma escova dental específica, que tenha um limpador de língua integrado à parte de trás da cabeça. A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que ficam presos debaixo de uma fina camada de muco.

Uma língua avermelhada ou com manchas vermelhas também exige a visita ao cardiologista, pois pode sinalizar a presença de uma doença cardíaca. Coloração violeta ou azulada: geralmente indica enfermidades que modificam o fluxo de oxigenação no sangue, levando a um estado denominado de cianose.

A língua branca pode ser sinal de fungos e bactérias na região bucal. Sendo assim, é preciso ficar atento à aparência da língua, para que você procure um profissional especializado e realize o tratamento necessário se for preciso. Saiba que ela pode comprometer a sua saúde bucal e a sua qualidade de vida.

"É só colocar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na escova de dentes molhada e aplicar por alguns segundos na língua. Reduz até o mau hálito", diz. No mercado, ainda podem ser encontrados produtos que contêm cloreto de zinco. São sprays que dão frescor imediato à língua e reduzem o mau hálito.

Veja como é uma língua saudável
Ela precisa ser lisa, sem muitas bolinhas. Apesar disso, a língua lisinha demais, sem nenhum sinal de marcas ou bolas, pode indicar uma deficiência de ferro e anemia.

O que causa a candidíase na boca?

  1. estresse;
  2. infecções respiratórias (como gripes, resfriados e outras);
  3. doenças autoimunes;
  4. mudança brusca de temperatura;
  5. uso de alguns medicamentos;
  6. gravidez;
  7. alimentação inadequada, entre outros pontos.

As lesões orais da sífilis podem ser múltiplas e com características diversas, o que aumenta a com- plexidade do diagnóstico3. As manifestações mais comuns são placas cinzentas, úlceras com bordas irregulares e esbranquiçadas, placas mucosas, nó- dulos, manchas e erosão.

A língua branca é uma condição que se caracteriza pelo aparecimento de uma camada branca na língua. A língua de quem está com essa condição fica com as papilas elevadas ou inchadas. Isso favorece o acúmulo de bactérias, fungos e outro micro-organismo, o que leva a língua ficar com uma camada branca.

O refluxo pode causar uma sensação desconfortável de queimação no peito, que pode irradiar para o pescoço. Essa sensação costuma ser conhecida como azia. Se você tem refluxo, pode desenvolver um gosto azedo ou amargo no fundo da boca.

estomatologistas

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

O tratamento da candidíase oral pode ser feito com bochechos e deglutição de nistatina 4 vezes por dia por pelo menos 1 semana. Se não houver melhora, indica-se o uso de fluconazol em comprimido.

Candidíase ou monolíase é uma infecção provocada por fungos – o mais frequente é a Cândida albicans – que pode acometer as regiões inguinal, perianal e o períneo. Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, pode ser transmitida através de relações sexuais.

Tratamento. Fazer bochecho com Nistatina (anti fungico ) na boca por um tempo e engolir, 4 x dia. Ou fluconazol em comprimido. A dose recomendada é 200 mg no primeiro dia, seguido de 100 a 200 mg uma vez ao dia durante 7 a 14 dias.

Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa .