Quando a Light descobre um gato?

Perguntado por: tmorais3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

O gato é descoberto pela equação que envolve o consumo geral da região, o que é pago desse consumo e o que sobra desse total. A Light monitora, por meio do Centro de Controle e Medição, o consumo dos clientes e realiza análises para identificar possíveis irregularidades e comportamentos fora de padrão.

no estabelecimento não seja suspensa, sob pena de multa diária de R$ 500 ao dia, até o limite de 30 dias.

Em caso de emissão indevida de TOI, é importante buscar a assistência de um advogado especializado e buscar provas para comprovar sua inocência e requerer a anulação do documento, cancelamento da cobrança da multa e indenização por dano moral.

Após receber um Termo de Ocorrência e Inspeção você precisa ficar atendo sobre a multa que pode chegar nas próximas semanas com uma cobrança retroativa.

Faça uma denúncia a sua companhia de energia, que eles vão até ai verificar e realizar o desligamento do gato em sua rede de energia.

Você pode apresentar provas de que não houve irregularidade ou que a multa foi aplicada indevidamente.Se a defesa não for aceita pela concessionária, você pode recorrer à ANEEL ou procurar um advogado para orientá-lo sobre a melhor forma de agir.

Gato na energia custa R$ 4,6 bi ao consumidor.

Mesmo o imóvel estando alugado a uma terceira pessoa (locatário - inquilino) e a titularidade da energia elétrica estiver em nome do proprietário, o proprietário responde pelos débitos do locatário quando não houver pagamento.

Aquele que desvia a corrente elétrica antes que ela passe pelo registro comete o delito de furto. É o que ocorre, normalmente, naquelas hipóteses em que o agente traz a energia para sua casa diretamente do poste, fazendo aquilo que popularmente é chamado de "gato".

Nesses casos, é possível recorrer administrativamente, tanto da cobrança, quanto da acusação de crime. Não obstente, também é possível propor ação judicial contra a concessionária de energia elétrica.

No entanto, se a multa não for paga dentro do prazo estipulado, a concessionária pode realizar o corte do fornecimento de energia.

Existem dois jeitos mais comuns de se fazer os “gatos” de energia elétrica: Adulterando o medidor de energia elétrica, tanto em aparelhos digitais como analógicos.

Questione administrativamente com todas as provas que tiver solicitando o cancelamento do TOI por ilegalidade, caso seja indeferido, busque um advogado para pleitear seu direito na justiça.

A Lei nº 7.990/2018, válida no estado do RJ, veda a cobrança de valores referentes à lavratura de TOI na mesma conta, fatura ou boleto bancário, no qual se remunere o serviço. Ou seja, a cobrança da multa do TOI deve vir individualizada, separada da conta de energia mensal.