Quando a letra L tem o som de U?

Perguntado por: ntrindade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Entretanto, ao contrário do O, o L assume a sonoridade do U no final de todas as sílabas em que está presente. Ou seja, ele não tem esse comportamento apenas quando acontece de vir como a última letra em uma palavra. Por causa disso, L tem som de U em “calma” e também na palavra “salmo”.

Esse é o caso da letra 'l' que tem o som de /u/ em final de sílaba em palavras como Brasil ou volta e que tem o som de /l/ nos demais contextos. No caso da letra 'l', a correspondência grafofonêmica é previsível pela posição da letra na palavra.

Mas, quando a letra L está no final de uma sílaba ou de uma palavra, uma coisa muito especial acontece. A pronúncia da letra L em Português passa a ter o mesmo som da letra U.

Entretanto, ao contrário do O, o L assume a sonoridade do U no final de todas as sílabas em que está presente. Ou seja, ele não tem esse comportamento apenas quando acontece de vir como a última letra em uma palavra. Por causa disso, L tem som de U em “calma” e também na palavra “salmo”.

Se a palavra tiver dois sons /u/, frequentemente o primeiro escreve-se com "o" e o segundo com "u". Vejamos os seguintes exemplos: introdução; oportunidade; produção. São exceções a esta regra as seguintes palavras: rodopiar, socorrer, cotovelo, sussurro, gulodice.

Para dificultar ainda mais para o falante, há letras diferentes que representam o mesmo fonema, é o caso do u e do l quando aparecem no final das palavras, como em sol, sal e laranjal. Por isso, na fala, essas palavras são reproduzidas como: “sou”, “sau” e “laranjau”.

As palavras terminadas em “éu” fazem plural em “éus”. Exemplos: réu – réus; troféu – troféus; fogaréu – fogaréus. As palavras terminadas em “el” fazem plural em “éis”. Exemplos: papel – papéis; pastel – pastéis; anel – anéis.

  • possível. excepcional. tangível. ardil. irrepreensível. varonil. volúvel. ...
  • integral. rol. improvável. indissociável. inalienável. razoável. ...
  • crível. natural. impassível. insuscetível. igual. inconstitucional. ...
  • qual. arraial. socioambiental. comensal. real. interpessoal. ...
  • fluvial. incontestável. atividade laboral. sobrenatural. fatal. girassol.

Solte a língua emitindo os sons do la, le, li, lo e lu. Tátil: Ponta da língua toca no alvéolo superior na borda dos incisivos superiores e a parte posterior da língua sem contato e com livre passagem de ar pela lateral. Dicas para a terapia do fonema /l/ ficar mais interessante: 1.

  • urgência. uau. ultrapassar. urdir. ufano. ululante. ultimato. ufa. ...
  • untuoso. unidimensional. unidirecional. ultrassom. unicamente. usado. ué ...
  • uirapuru. umbra. usucapiendo. uai. ubre. ultraliberal. ultramar. ...
  • urutu. urina. ulcerado. unicismo. uxoricida. uranografia. uranista. ...
  • universalmente. urbanizar. urânio. unilateralmente. usufruo. ulo. univalente.

EM QUE POSIÇÃO O L ESTÁ NESSAS SÍLABAS? NO MEIO DA SÍLABA.

A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela é usada apenas no meio de palavras e junto às vogais A, O e U, apresentando o som do fonema [s]. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C.

A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, ou seja, uma única emissão de som. Os dígrafos podem ser consonantais ou vocálicos. Os dígrafos ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema.