Quando a letra H tem som de r?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

a letra R é pronunciada de diferentes formas dependendo da posição na sílaba e do dialeto. Portanto, não existe "uma" pronúncia para o R em português brasileiro. o H em inglês é relativamente mais regular do que o R em português, embora também tenha variação.

O h é a única letra do alfabeto português sem valor fonético, ou seja, sem som.

Assume sempre uma pronúncia forte no início das palavras (roupa, rato, ridículo, ralo, relevo, Rita) e quando aparece duplicada entre duas vogais (carro, terra, morro, serra, berro, barriga). Assume uma pronúncia fraca quando aparece sozinha entre duas vogais no meio das palavras (cara, nora, loira, hora, duro, raro).

QUANDO A LETRA “H” OCUPA A POSIÇÃO INICIAL NAS PALAVRAS ELA NÃO RPODUZ SOM ALGUM, OU SEJA, O SOM É MUDO.

A letra H – Casos nos quais a empregamos

  1. * No início ou final de algumas interjeições. Ah! ...
  2. * Na formação de alguns dígrafos, representados por ch, lh, nh. cachorro – palhaço – milho – passarinho... ...
  3. * No início de algumas palavras compostas, tais como: ...
  4. hidroginástica – hidromassagem...
  5. Hexa – relação com o número seis.

A letra 'H' é diacrítica, ou seja, não é considerada consoante pelo fato de não representar, sozinha, nenhum fonema.

Originalmente respondida: Se a letra "H" no início das palavras é mudo, por que ele é usado? Por razões etimológicas, ou seja, por causa da história da língua. Ex.: Homem em latim se escrevia hominis, hora se escrevia hora etc. A língua também tem história e a da nossa remonta à do latim.

CONVERSEM: QUAL É O SOM QUE VOCÊS OUVEM NAS SÍLABAS INICIADAS COM A LETRA H ? C) O QUE VOCÊS DESCOBRIRAM? REGISTREM AQUI: O som da sílaba com a letra H inicial é o da vogal que vem depois dela, porque a letra H sozinha não representa som. 3 OBSERVE O QUE FOI FEITO ABAIXO.

QUANDO A LETRA R APARECE EM INÍCIO DE SÍLABA, ENTRE VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM FRACO, BRANDO. QUANDO A LETRA R APARECE NO INÍCIO DE UMA PALAVRA, ELA REPRESENTA UM SOM FORTE.

Uma das habilidades mais importantes para as crianças desenvolverem antes da alfabetização, é o reconhecimento do som das letras, e como eles estão relacionados. Chamamos isso de princípio alfabético, que é a noção de que os sons da fala podem ser conectados às letras de uma maneira previsível.

Representam sons e sinais gráficos
Fonema e letra são unidade sonoras e sinais gráficos que compõem a fala. Cada uma possui uma definição: enquanto o fonema é o som em si mesmo, a letra é a representação gráfica desse som.

Usamos apenas um R entre uma vogal e uma consoante. Exemplo: genro – enredo – enrolar. Entre vogais usamos RR quando o som é forte. Exemplo: carro – ferradura – carroça.

QUANDO "R" ESTÁ ENTRE UMA VOGAL E UMA CONSOANTE:
Quando está entre uma vogal e uma consoante, a letra "R" se encontra no final da sílaba. Esta situação é semelhante à situação da letra "R" que está no fim da palavra, vai depender muito do sotaque da região.

Ditongos, tritongos, encontros consonantais perfeitos e os dígrafos ch, lh, nh, qu, gu não se separam. Exemplos de separação de sílabas de palavras com ditongos: i-dei-a.

Silabas ha he hi ho hu - Silabas do alfabeto - Video educativo - YouTube.

Uma criança tem TDA/H quando apresenta com frequência inquietação, desconcentração e dificuldade de segurar os impulsos.

Mantêm o H aquelas palavras que já apresentavam a letra H na sua origem: hoc die (= este dia, em latim) > hodie (daí hodierno = atual, moderno) > hoje. Certamente você nunca perdeu o sono por não saber por que HOJE tem H e ONTEM não tem.