Quando a leitura não é fluente?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Enquanto os leitores menos fluentes necessitam concentrar grande parte da sua atenção no reconhecimento de palavras, não conseguindo ler rapidamente, lendo palavra a palavra fazendo repetições (SILVEIRA, 2012; COELHO, 2010).

São consideradas fluentes aquelas crianças que conseguem ler no mínimo 65 palavras por minuto ou que leem um texto simples e conseguem compreender pelo menos 90% do conteúdo.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

PERFIL INICIANTE
O estudante alocado no nível INICIANTE lê palavras e pequenas sequências textuais, porém faz a leitura de forma pausada, em um padrão de leitura silabada, pois ainda precisa de tempo para realizar a decodificação, sílaba a sílaba, da palavra escrita.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

A avaliação de fluência em leitura é apenas uma das várias ações realizadas por meio da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, que busca fortalecer a colaboração entre o Estado, os municípios, as equipes educacionais e as comunidades escolares.

O padrão de leitura poderia ser identificado como silabado (Ex: O me-ni-no sa-iu de ca-sa), pausado (com prolongamentos entre as palavras) ou fluente (sem pausas grandes, com contorno prosódico).

No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:

  1. fluência de leitura em voz alta;
  2. quantidade de páginas lidas por semana;
  3. variedade das leituras escolhidas;
  4. compreensão de texto.

A criança em seu processo de alfabetização passa basicamente por três grandes níveis: o pré-silábico, o silábico e o alfabético. Dentro destes níveis principais de leitura e escrita encontramos uma série de por menores que ajudam a identificar em que fase o aluno se encontra.

Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

A autora identifica e caracteriza três tipos de leitores: leitor contemplativo/meditativo; leitor movente/fragmentado e o leitor imersivo/virtual. fragmentos, leitor de tiras de jornal e fatias de realidade” (SANTAELLA, 2004, p.

O bom leitor é aquele que com ampla leitura, entende o que lê, tem objetivos, responsabilidade com o que está lendo, quando inicia uma leitura, a faz até o fim. Segundo Botelho (2012), “um bom leitor é aquele que não é só bom na hora da leitura. É bom leitor porque desenvolve uma atitude de vida”.

Na verdade, um bom leitor engloba a soma de uma série de características específicas. Velocidade de leitura, nível de compreensão, profundidade de compreensão do texto escrito – tudo isso contribui para a formação de um bom leitor.

A leitura oral no disléxico é caracterizada por omissões, distorções e substituições de palavras e pela leitura lenta e vacilante, onde a compreensão da leitura também está prejudicada. Essa situação ocorre mesmo quando a compreensão da língua falada for normal.