Quando a leitura não é fluente?
Enquanto os leitores menos fluentes necessitam concentrar grande parte da sua atenção no reconhecimento de palavras, não conseguindo ler rapidamente, lendo palavra a palavra fazendo repetições (SILVEIRA, 2012; COELHO, 2010).
Como avaliar a fluência na leitura?
São consideradas fluentes aquelas crianças que conseguem ler no mínimo 65 palavras por minuto ou que leem um texto simples e conseguem compreender pelo menos 90% do conteúdo.
Quais são os 5 níveis de leitor?
Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.
Qual o perfil do leitor iniciante?
PERFIL INICIANTE
O estudante alocado no nível INICIANTE lê palavras e pequenas sequências textuais, porém faz a leitura de forma pausada, em um padrão de leitura silabada, pois ainda precisa de tempo para realizar a decodificação, sílaba a sílaba, da palavra escrita.
Quais são os níveis de leitura?
São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional.
Quais são as 4 fases da leitura?
São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.
O que é teste de fluência leitora?
A avaliação de fluência em leitura é apenas uma das várias ações realizadas por meio da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, que busca fortalecer a colaboração entre o Estado, os municípios, as equipes educacionais e as comunidades escolares.
O que é uma leitura silabada?
O padrão de leitura poderia ser identificado como silabado (Ex: O me-ni-no sa-iu de ca-sa), pausado (com prolongamentos entre as palavras) ou fluente (sem pausas grandes, com contorno prosódico).
Como avaliar o nível de leitura dos alunos?
No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:
- fluência de leitura em voz alta;
- quantidade de páginas lidas por semana;
- variedade das leituras escolhidas;
- compreensão de texto.
Quais são os níveis de leitura e escrita?
A criança em seu processo de alfabetização passa basicamente por três grandes níveis: o pré-silábico, o silábico e o alfabético. Dentro destes níveis principais de leitura e escrita encontramos uma série de por menores que ajudam a identificar em que fase o aluno se encontra.
Quais são os 3 tipos de leitura?
Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.
Quais são os 7 tipos de leitura?
Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.
- Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
- Leitura mecânica. ...
- Leitura rápida. ...
- Leitura reflexiva. ...
- Leitura oral. ...
- Leitura silenciosa. ...
- Leitura inconsciente.
Quais são os três tipos de leitor?
A autora identifica e caracteriza três tipos de leitores: leitor contemplativo/meditativo; leitor movente/fragmentado e o leitor imersivo/virtual. fragmentos, leitor de tiras de jornal e fatias de realidade” (SANTAELLA, 2004, p.
Qual a característica de um bom leitor?
O bom leitor é aquele que com ampla leitura, entende o que lê, tem objetivos, responsabilidade com o que está lendo, quando inicia uma leitura, a faz até o fim. Segundo Botelho (2012), “um bom leitor é aquele que não é só bom na hora da leitura. É bom leitor porque desenvolve uma atitude de vida”.
Quais características de um bom leitor?
Na verdade, um bom leitor engloba a soma de uma série de características específicas. Velocidade de leitura, nível de compreensão, profundidade de compreensão do texto escrito – tudo isso contribui para a formação de um bom leitor.
O que é uma leitura vacilante?
A leitura oral no disléxico é caracterizada por omissões, distorções e substituições de palavras e pela leitura lenta e vacilante, onde a compreensão da leitura também está prejudicada. Essa situação ocorre mesmo quando a compreensão da língua falada for normal.