Quando a lei não se aplica?

Perguntado por: enobrega2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Não se aplica para fins exclusivamente: jornalísticos e artísticos; de segurança pública; de defesa nacional; de segurança do Estado; de investigação e repressão de infrações penais; particulares (ou seja, a lei só se aplica para pessoa física ou jurídica que gerencie bases com fins ditos econômicos).

21 - O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena; se evitável, poderá diminuí-la de um sexto a um terço. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

O que são dados anonimizados, segundo a LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais cita ainda o dado anonimizado, que é aquele que, originariamente, era relativo a uma pessoa, mas que passou por etapas que garantiram a desvinculação dele a essa pessoa. Se um dado for anonimizado, então a LGPD não se aplicará a ele.

4o Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito. Art. 5o Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum. Art.

“Assim, um juiz somente pode deixar de aplicar uma lei em seis hipóteses: (i) quando a lei for inconstitucional, ocasião em que deve ser aplicada a jurisdição constitucional difusa ou concentrada; (ii) quando estiver em face do critérios de antinomias; (iii) quando estiver em face de uma interpretação conforme a ...

Se qualquer pessoa perceber que uma lei é inconstitucional, ou seja, desobedece a nossa Constituição, ele pode fazer uma representação (denúncia) ao MPF. Após averiguar o que foi relatado, se o MPF concordar que há desrespeito à Constituição, ele solicita ao Poder Judiciário que determine a anulação da lei.

É nosso dever moral, e obrigação, desobedecer a uma lei injusta.

O erro de direito ocorre quando a arbitragem aplica e/ou interpreta equivocadamente a regra do jogo, possibilitando a anulação da partida. Diferente do erro de fato, o qual ocorre quando a arbitragem não consegue detectar o que de fato aconteceu e com base nisso, se equivoca na marcação disciplinar.

O direito de recusa pode ser solicitado em diversas situações. Uma das principais se refere às situações de riscos altos e iminentes que o trabalhador se expõe no exercício de suas tarefas. Sejam eles riscos ambientais, químicos, físicos, entre outros.

Você sabe o que significa Direito de Recusa? Nada mais é que o direito que o profissional tem de não aceitar executar determinadas tarefas, caso seja exposto à situação de risco à sua saúde e segurança no trabalho.

ERRO DE PROIBIÇÃO INEVITÁVEL, INVENCÍVEL OU ESCUSÁVEL
Ocorre nos casos em que, pelas circunstâncias do caso concreto, não era possível ao agente obter conhecimento sobre a ilicitude do fato. Em tais casos, qualquer pessoa prudente também o cometeria.

Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados
Caso queira, o titular de dados também tem o direito de solicitar a anonimização (processo que torna um dado impossível de ser vinculado a um indivíduo), bloqueio ou eliminação de dados quando eles forem “desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade” com a lei.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trata com ênfase sobre o cumprimento dessa segurança e traz a exigência da adaptação às novas regras de privacidade de dados. Porém, todo dado armazenado, seja em nuvem ou em um computador físico, carece de prazo de vida.

Se você precisar anonimizar de verdade esses dados, considere outros métodos como Data Blurring ou Masking, onde removemos uma parte do número, por exemplo, o CPF de exemplo ficaria 123. ***. **9, sem os dígitos verificadores, a única forma de completar a informação é adivinhar os dígitos faltantes.