Quando a lavagem nasal vai pro ouvido?

Perguntado por: omello . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

A lavagem com soro não 'causa' otite, muito menos pneumonia, nem é capaz de perfurar o ouvido. O processo infeccioso instalado e a secreção acumulada nas vias respiratórias é que podem causar essas complicações”, alertou Isabela.

Lavagem nasal: procedimento incorreto pode levar a infecções e inflamações, especialmente em crianças - Hospital Paulista - Ouvido, Nariz e Garganta.

É comum por algumas horas após a lavagem, sensação de ouvido tapado, em alguns casos. Se não passar, precisa retornar p/ reavaliar. Olá! Após a lavagem alguns casos podem evoluir para otite externa, gerando edema (inchaço) no conduto auditivo, ocasionando desconforto.

Alguns truques que podem ajudar a tirar a água do ouvido mais facilmente são:

  1. Inclinar a cabeça. ...
  2. Usar a ponta de uma toalha. ...
  3. Puxar a orelha em várias direções. ...
  4. Usar um secador de cabelo. ...
  5. Usar álcool isopropílico e vinagre de maçã

Segundo o otorrinolaringologista Diego Malucelli, da Otorrinos Curitiba, essa sensação de água acumulada pode ocasionar inflamação, conhecida como otite. Os principais sintomas da otite são dor, sensação de ouvido tapado, perda auditiva, zumbidos, dor ao manipular os ouvidos e algumas vezes secreção.

Mas atenção: a lavagem de ouvido só deve ser indicada e realizada por um médico otorrinolaringologista. Tentar fazer esse procedimento em casa pode causar ferimentos, infecções e até mesmo perfuração no tímpano.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

Quais são seus riscos?

  • Dor/ardência na narina;
  • Sangramento nasal;
  • Dor de ouvido.

Para bebês e crianças menores, a quantidade recomendada é de 1ml a 5ml. Para adolescentes e adultos, o ideal é utilizar de 20ml para cima. — Não precisa fazer força, pode ser devagar, porque é a baixa pressão que vai fazer com que o soro entre em todas as regiões da face.

Lavagem nasal
Ela ajuda bastante a amenizar o desconforto do nariz entupido e pode ser feita tanto em adultos quanto em crianças. Uma vantagem para os pequenos é que esse é um procedimento rápido, com pouco desconforto.

Segundo o otorrinolaringologista Thiago Pontes, a higiene nasal deve ser feita com soro fisiológico. "Muita gente acredita que pode lavar o nariz com água da torneira, mas não é indicado, uma vez que substâncias como o cloro podem prejudicar a fisiologia nasossinusal."

Inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, prender a respiração e depois fazer movimentos bruscos com a cabeça ou até mesmo saltar sobre o pé; Tentar absorver a água com a ponta de uma toalha ou papel; Se posicionar com o ouvido tampado virado para baixo, puxando a orelha em várias direções.

Confira 5 dicas para desentupir

  1. Boceje algumas vezes. Ao abrir e fechar a boca, você vai viabilizar a passagem de ar pela tuba auditiva. ...
  2. Coloque água na boca. Outra medida que contribui para o equilíbrio de pressões é simplesmente colocar água na boca. ...
  3. Masque um chiclete. ...
  4. Incline a cabeça. ...
  5. Procure um especialista.

Ela consiste em aplicar água morna com uma seringa específica, conhecida como seringa de bulbo. Nesse procedimento, apessoa deve virar o ouvido para cima, injetar a água de forma delicada e ficar com o líquido por cerca de 1 minuto. Completado o tempo, a pessoa deve virar e deixar a água escorrer dos ouvidos.

Quando procurar orientação médica
Mas se a água permanecer após dois a três dias ou se você notar sinais de infecção, procure orientação médica. Se seu ouvido ficar inflamado ou inchado, você pode ter desenvolvido uma infecção. Uma infecção no ouvido pode se tornar grave se você não receber tratamento.

Algumas formas para desentupir o ouvido, são:

  1. Bocejar algumas vezes. ...
  2. Mascar um chiclete. ...
  3. Beber água. ...
  4. Segurar o ar. ...
  5. Aplicar uma compressa morna. ...
  6. Inclinar a cabeça para o lado. ...
  7. Lavar o nariz com soro fisiológico. ...
  8. Fazer inalação.

Sintomas da dor de ouvido em bebê

  • irritabilidade;
  • choro excessivo;
  • febre;
  • dificuldade para mamar;
  • falta de apetite;
  • cabeça balançando repetidas vezes;
  • dificuldade em deitar a cabeça em um dos lados;
  • mãos colocadas na orelha constantemente.

O ouvido entupido em decorrência de uma sinusite é uma afecção comum, quando isso acontece, a conexão entre o ouvido médio e a garganta é fechada, o que pressiona o tímpano, causando aquela sensação de ouvido entupido — ou pior — dor e perda auditiva.

Além destes sintomas podem causar uma perda auditiva temporária (enquanto o ouvido está com água ou inflamado) ou em casos mais graves até uma perda auditiva definitiva, quando há complicações causadas pelos fungos ou bactérias.