Quando a lavagem nasal sai pela boca?

Perguntado por: dsales9 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

A secreção pode sair ou não, a depender da quantidade de soro colocada, a quantidade de secreção, e o jato. O mais comum é sair um pouco de soro pela própria narina, o soro sair pela boca ou a criança engolir o soro com a secreção, e aí saí pelas fezes né

Não tem problema se isso acontecer porque a lavagem funciona do mesmo jeito. Outro motivo para a água não sair do outro lado, é a presença de desvio de septo nasal ou pólipos. Por isso, é interessante visitar um otorrinolaringologista para saber se existem essas alterações.

Olá! Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

É preciso estar atento aos sinais e sintomas para saber se foi água para o pulmão do bebê, para que se possa tomar as medidas cabíveis. Esses sinais e sintomas se apresentam de tais formas: Falta de ar e grande dificuldade de respirar; Tosse, (que pode conter sangue);

Não. Usar soro fisiológico aplicado com a seringa para limpar o nariz não tem risco. Mesmo que o soro seja deglutido ou molhe os ouvidos internamente, isso não representa nenhum problema para a saúde.

Caso isto ocorra procure um médico otorrinolaringologista. Quanto às lavagens nasais com soro, sempre deixe a cabeça fletida para frente, como se estivesse escovando os dentes e cospindo a água na pia. Assim evita a entrada de água/soro nos ouvidos.

O que faz o efeito de lavar a secreção é justamente a quantidade de soro e o jato aplicado, por isso, não tenha medo ou receio. É normal que isso provoque a tosse após.

A ingestão de remédios pela inalação com soro fisiológico leva o medicamento diretamente até os alvéolos, no pulmão. Como essas estruturas têm vasta irrigação sanguínea, a absorção é muito rápida, favorecendo o tempo da resposta orgânica.

A lavagem com soro não 'causa' otite, muito menos pneumonia, nem é capaz de perfurar o ouvido. O processo infeccioso instalado e a secreção acumulada nas vias respiratórias é que podem causar essas complicações”, alertou Isabela.

Quando a lavagem nasal é feita corretamente não há efeitos colaterais como dor de ouvido e otites. Há necessidade de cuidado no momento da lavagem nasal para que não haja possibilidade do soro cair na tuba auditiva. Mas quando lavo meu nariz as vezes meu ouvido dói.

“Não há risco de a criança engasgar se o volume for correto”, assegura o médico. A lavagem dá certo quando a secreção sai na narina oposta ou desce pela garganta e é engolida. O uso preventivo em bebês pode ser único no dia, na hora do banho.

É necessário tentar respirar pela boca durante o procedimento; Coloque a seringa na entrada de uma das narinas e pressione até que o soro saia pela outra narina; Repita a técnica pelo menos 2 vezes por dia para uma limpeza eficaz.

Para finalizar a lavagem nasal, deve- se assoar o nariz após o procedimento, para retirar o máximo de secreção possível.

De acordo com a médica, o nariz dos bebês tem a mucosa nasal muito sensível, e isso pode acabar ferindo a parede das vias aéreas e até romper vasinhos,o que poderia causar sangramentos.

Mas será que é seguro? O que dizem os pediatras? “É uma forma segura de fazer a limpeza das vias aéreas superiores sim. E ajuda muito a dar um conforto para quem está congestionado, com dificuldade de respirar”, afirma a pediatra Lívia Borgo.

Esses distúrbios podem ser perigosos, pois resultam em aspiração (entrada de leite no pulmão) o que pode provocar pneumonias e até a morte súbita”, alerta Gemelli.

A posição correta para levar o nariz da criança com soro é com ela sentada ! Nunca deve ser realizado com ela deitada devido ao risco inerente ao ouvido !

Prezado internauta, de fato após a lavagem dos ouvidos, o ouvido fica sem cerume, mas isso não quer dizer que não está protegido. É importante não manipular o ouvido após a lavagem.