Quando a íngua pode ser grave?

Perguntado por: udorneles . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

As características do nódulo também precisam ser avaliadas para saber se é necessário uma atenção maior. Quando a íngua tem causas mais graves ela pode medir mais de 2,5 cm, se apresentar como um caroço duro e que não se move (aderido à pele ou outras regiões mais profundas).

Em caso de serem benignas, as ínguas não alteram o tamanho e doem; já no caso do câncer, elas aumentam, são mais rígidas e múltiplas.

Em casos raros, os gânglios linfáticos inchados na região do pescoço indicam algum tipo de câncer. Quando isso acontece significa que os gânglios linfáticos prendem as células cancerosas para evitar que se espalhem pelo corpo.

Ínguas podem ser confundidas com linfomas, especialista alerta para a diferença. Dados do Inca – Instituto Nacional de Câncer apontam que 2.530 novos casos de linfoma foram diagnosticados no Brasil em 2018, e que cerca de 4 mil pessoas morrem todos os anos.

Exames para os linfonodos
Nos casos benignos, os gânglios linfáticos também são móveis e doloridos. Os linfonodos malignos tendem a ser globosos, mais escuros e heterogêneos, com o hilo ausente, e podem apresentar microcalcificações.

Quando procurar o médico Infectologista por causa de linfadenopatia: Gânglio aumentados que não melhora com o tempo, Gânglios aumentados que não tenham uma causa muito bem identificada (como no pescoço em vigência de uma infecção de garganta ou de ouvido, por exemplo). Gânglios aumentados muito duros.

Probenxil Gel 11,6mg/g Antiinflamatório Tópico Com 60g.

Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.

Têm um formato parecido ao de um ovo ou feijão e seu tamanho normal não passa de 1 cm de diâmetro.

Não há remédios específicos para tratar a íngua. Repouso e hidratação são essenciais para amenizar o quadro de infecção.

Também chamado de íngua, o nódulo no pescoço é caracterizado pelo surgimento de um caroço nas laterais ou na parte da frente ou de trás do pescoço do paciente. De modo geral, os nódulos no pescoço costumam surgir e desaparecer espontaneamente e são mais comuns em crianças e adolescentes.

Ínguas benignas e malignas
Quando está associada a um quadro de câncer, ou seja, íngua maligna ou linfoma, elas aumentam, são bastante rígidas e múltiplas, além de estarem associadas a diversos outros sintomas, como febre, vômitos, sudorese. O linfoma é um tipo de câncer que provoca tumores nos linfonodos.

O primeiro sinal do linfoma é a presença de linfonodos aumentados (popularmente conhecidos como ínguas) mesmo quando não há nenhuma infecção. Nesse caso, os glóbulos brancos proliferam desordenadamente, gerando o crescimento anormal que forma as chamadas ínguas.

Sinais e sintomas que podem indicar um linfoma
Os principais sintomas dos linfomas não Hodgkin são o aumento dos gânglios do pescoço, das axilas ou da virilha, suor noturno em excesso, febre, coceira na pele, cansaço e perda de peso superior a 10% sem motivo aparente.

Em geral, precisa ser avaliado por um médico especialista, um Cirurgião de Cabeça e Pescoço, quando esses sintomas aparecem na região cervical.

O linfoma não Hodgkin pode provocar aumento dos gânglios linfáticos. Quando isto ocorre, nos linfonodos próximos à superfície do corpo, como, por exemplo, no pescoço, virilha ou axilas, podem ser vistos ou sentidos como nódulos sob a pele, geralmente indolores.

As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave. Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer.

Quando atinge um linfonodo, o tumor ocasiona o aumento dos gânglios e alguns podem até ser palpados. Mas, se há apenas algumas células cancerígenas em um linfonodo, fica impossível detectá-lo. Nesse caso, o médico confirma a metástase pela remoção de todo ou parte do linfonodo.

Os linfonodos normais são pequenos e podem ser difíceis de serem detectados, mas quando há uma infecção, inflamação ou câncer, os gânglios podem aumentar de tamanho. Os localizados próximos da superfície do corpo, podem aumentar de tamanho e serem sentidos com os dedos, e alguns podem até ser vistos.