Quando a infecção no dente é grave?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Sem o tratamento adequado, as infecções dentárias podem se espalhar para outras áreas do corpo, e isso pode levar a complicações graves e potencialmente fatais. Para reduzir o risco de complicações, o indivíduo deve procurar tratamento com seu dentista o mais rápido possível.

A dor que provoca é normalmente contínua, forte e difusa e agrava quando a pessoa se deita devido à maior irrigação cefálica. A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

Os abscessos dentários podem ocorrer quando uma cárie antiga não é tratada ou quando uma rachadura ou fratura no dente permite que bactérias entrem na polpa dentária (a parte mole no interior do dente) e a infectem. Depois que as bactérias entram, elas se espalham até a raiz e causam inflamação e inchaço.

Uma infecção na boca pode ser silenciosa e ocorre, principalmente, quando fazemos algum tratamento que acaba com a dor, mas não elimina o foco infeccioso, ou seja, as bactérias podem se espalhar pela corrente sanguínea, causando uma septicemia, que é uma infecção generalizada que pode até levar à morte.

Inchaço na face e na região bucal
Percebeu um inchaço na face, mandíbula, gengivas ou nos gânglios linfáticos? Estes são possíveis sinais de infecção e precisam ser avaliados por um profissional da saúde, preferencialmente um dentista.

Pessoas que têm sinais de alerta e aqueles com inchaço ao redor dos olhos devem ir ao hospital imediatamente. Pessoas que não têm sinais de alerta, mas que tenham inchaço sobre a mandíbula, dor muito forte ou drenagem de pus da base de um dente devem ir ao dentista o quanto antes.

É possível identificar a necrose pulpar por uma série de sintomas. Geralmente, o dente fica mais dolorido, principalmente durante a mastigação, e possivelmente com uma coloração escurecida.

Se o pus não for drenado, a área ficará mais inchada e dolorida. Isso é conhecido como abscesso.

Tanto a azitromicina quanto a amoxicilina são antibióticos eficazes para tratar infecções dentárias, mas cada um tem suas próprias indicações e posologia. A amoxicilina é geralmente a primeira escolha para desinflamar o dente, pois é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias comuns da cavidade oral.

É possível extrair dente inflamado? Sim, é possível realizar a extração de dente inflamado! Entretanto, as condições poderão ser diferentes da extração “normal”. Isso porque quando o dente está inflamado, a anestesia não funciona com eficácia no tecido comprometido, o que impede uma remoção indolor.

As infecções odontogênicas são causadas geralmente por bactérias que já fazem parte da flora oral normal, ou seja, são bactérias que, em condições normais, habitam as superfícies mucosas da cavidade bucal, o sulco gengival e a placa bacteriana.

Os antibióticos podem ajudar na eliminação das bactérias ativas no processo. Além disso, o dentista poderá se valer de outros procedimentos que podem auxiliar a abreviar o quadro infeccioso. Procedimentos como: Drenagem do abscesso.

A infecção, como dito anteriormente, diz respeito à penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo humano ou de outro animal. A inflamação já diz respeito à reação do organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos.

Confira quais são os sintomas mais comuns dessa patologia:

  • Dor nos músculos e articulações;
  • Cansaço excessivo;
  • Sangue e outras alterações na urina;
  • Febre;
  • Manchas roxas e vermelhas na pele;
  • Tosse persistente;
  • Sudorese noturna, entre outros.

Infecção intracraniana

  1. febre.
  2. mal estar.
  3. agitação (pessoal fica facilmente irritável)
  4. dor de cabeça de intensidade maior e latejante.
  5. confusão mental.