Quando a infecção de urina é preocupante?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos.

Antes de mais nada, vale dizer que a maioria dos casos pode ser resolvida com um tratamento simples. Geralmente, antibióticos e muita água, em casa mesmo, resolvem o problema. No entanto, em pessoas mais velhas ou quando a infecção já alcançou outros órgãos para além da bexiga, o paciente deve ser internado.

Esse é um tipo de infecção urinária extremamente perigosa. Potencialmente grave, o problema pode, caso não seja tratado de forma adequada, evoluir para uma doença renal crônica.

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Infecções do trato urinário são tratadas com antibióticos. Uma boa hidratação ajuda a expulsar as bactérias para fora da bexiga. Em casos de pielonefrite (infecção dos rins), repouso é recomendado. Se a causa subjacente é uma malformação do trato urinário ou obstrução da bexiga, poderá ser necessária terapia adicional.

Para que doença não evolua e comprometa o funcionamento dos rins, é importante buscar ajuda médica e seguir o tratamento correto. A Infecção do Trato Urinário (ITU), ou infecção urinária, é uma das doenças bacterianas mais comuns e de maior incidência em crianças e pessoas do sexo feminino.

Nos casos leves: em situações onde a infecção é considerada leve, o paciente pode fazer o uso de antibióticos via oral em sua casa, durante 1 a 2 semanas em médica.

Se os sintomas persistirem por mais de dois ou três dias após o início do tratamento, podemos estar diante de uma situação de resitência bacteriana ao antibiótico, o que fará com que o resultado da urocultura e do antibiograma sejam necessários para as etapas seguintes de tratamento.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência. As doenças renais só podem ser diagnosticadas com precisão real com exames de sangue e urina.

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas.

Os anti-inflamatórios para cistite indicados pelo médico, como o ibuprofeno ou o cetoprofeno, ajudam a reduzir a inflamação na bexiga, aliviando a dor e o desconforto urinário causado pela cistite.

Quais os sintomas mais comuns?

  • cistite: disúria (dificuldade para urinar) e aumento da frequência urinária;
  • uretrite: disúria, aumento da frequência e corrimento uretral;
  • pielonefrite: febre, náuseas e vômito, calafrio, dor no flanco.