Quando a icterícia é grave?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

A icterícia será preocupante ou não dependendo do que a está causando e quão elevada está a concentração de bilirrubina. A icterícia pode resultar de distúrbios graves, tais como incompatibilidade entre o sangue do recém-nascido e da mãe, decomposição excessiva de glóbulos vermelhos ou infecção grave.

Os níveis séricos de bilirrubina que causam icterícia variam com a cor da pele e a região do corpo, porém a icterícia é visível na esclerótica com um nível de 2 a 3 mg/dL (34 a 51 micromol/L) e na face com 4 a 5 mg/dL (68 a 86 micromol/L).

Se o seu bebê tiver uma icterícia mais acentuada poderá ser necessário a realização de fototerapia. A fototerapia consiste em colocar o recém-nascido sob um aparelho com várias lâmpadas fluorescentes ou de LED.

A icterícia pode ser classificada como pré-hepática, hepática ou pós-hepática, de acordo com a etiologia (Spirito, 2009). A hiperbilirrubinemia pode ocorrer quando a concentração no sangue exceder 0,5 mg/dl.

O tratamento de icterícia neonatal na maternidade pode variar do caso do bebê, então se ele necessitar de fototerapia, poderá ficar mais um ou dois dias no hospital para ajudar o organismo a eliminar a o amarelão.

O nível de bilirrubina total (BT) costuma subir em RN a termo até um pico de 6-8mg/dl aos 3 dias de vida (porém nunca aparece no 1°dia de vida) e cai, podendo essa elevação ser até 12mg/dl.

Banho de luz em bebê dura quanto tempo? O tratamento de fototerapia neonatal ou banho de luz pode durar até 7 dias no hospital dependendo da necessidade. Em casa esse tempo pode ser menor, necessita-se de aproximadamente 2 dias.

Durante quanto tempo o meu bebê irá precisar de fototerapia? Os bebês geralmente precisam de fototerapia durante cerca de 24 horas. A terapia terminará quando o nível de bilirrubina do seu bebê estiver dentro de um valor seguro.

Em geral, indica-se tratamento quando a bilirrubina ultrapassa o valor de 18 mg/dL a partir do 3º dia ou quando ela encontra-se acima de 12 mg/dl já nas primeiras 24 horas. A fototerapia é o tratamento mais utilizado para baixar os níveis de bilirrubina.

Icterícia Causada pelo Leite Materno
Tem início tardio, podendo chegar a níveis de 20-30 mg/dL em torno dos 14 dias de vida, com redução gradual até as 12 semanas de vida. Se a ingestão de leite materno é suspensa, os níveis caem rapidamente em 48 horas e não retornam aos valores prévios quando este é reintroduzido.

Entretanto, alguns bebês podem ter icterícia que dura mais de duas semanas. Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila.

A icterícia surgida antes de se completar 24 horas desde o nascimento do recém-nascido deve ter uma atenção especial do médico. Em sua grande maioria, esse achado clínico está relacionado a um quadro de hiperbilirrubinemia indireta decorrente de problemas como incompatibilidade Rh ou relacionado ao leite materno.

Se a icterícia atingir um nível muito alto, será preciso que o bebê faça fototerapia ou banho de luz. A criança fica em um berço com uma fonte de luz que converte a bilirrubina impregnada na pele e nas mucosas em outra substância deixando a pele do bebê com coloração normal.

Uma das causas mais comuns do aumento da bilirrubina indireta é conhecida como icterícia neonatal e cerca de 60% dos neonatos e 80% dos prematuros se enquadram na doença que apresenta níveis séricos de bilirrubina não conjugada acima de 5 mg/dL.

Depois que o bebê nasce, todos esses os glóbulos vermelhos não são mais necessários, são destruídos, gerando grande quantidade de bilirrubina. Como seu fígado pode não estar totalmente desenvolvido para processar toda essa substância, mais bilirrubina que o normal permanecerá no seu corpo.

Assim, um tratamento mais agressivo, como exsangüíneotransfusão, com níveis de bilirrubina total de 10 mg/dl, ou um tratamento mais conservador com valores de 15 a 20 mg/dl são aceitáveis para os recém-nascidos prematuros.

O aumento da bilirrubina direta é sinal de que existe um problema nas vias biliares ou no fígado.