Quando a homeopatia começa a fazer efeito?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Quanto tempo leva para fazer efeito? Geralmente os medicamentos homeopáticos demoram um pouquinho mais que outros tipos de medicamentos para fazer efeito (de 15 a 20 dias), pois trabalham de forma sutil caso não observe resultados imediatos sugerimos continuar o tratamento por mais alguns dias, até o fim do frasco.

Ao contrário da alopatia, o tratamento homeopático tem como foco o paciente e a história da doença, estimulando o organismo a processar a auto cura, utilizando medicamentos homeopáticos preparados a partir de uma solução de álcool e água (tinturas) e diluídos muitas vezes para diminuir os efeitos colaterais.

Por que dizem que durante o tratamento homeopático o doente tem que piorar para depois melhorar ? Porque quem realiza o trabalho é o organismo e não o remédio.

“O artigo traz dados para a fundamentação científica do princípio de cura homeopático perante a farmacologia moderna. O fenômeno que a farmacologia clássica chama de 'efeito rebote' é o que a homeopatia utiliza como resposta terapêutica, uma ação secundária do organismo.

O uso da homeopatia para ansiedade é uma alternativa terapêutica para todo tipo de público.

Na homeopatia, o medicamento não provoca uma reação do organismo para combater a doença. Ele incentiva para que o próprio corpo seja ativo neste processo e estimula para que todo o organismo trabalhe bem e restabeleça o seu bom funcionamento.

Não ingerir nada durante 30 minutos antes e após tomar o medicamento homeopático, exceto água.

Os remédios de homeopatia podem ser administrados juntamente com outro medicamento, como alopatia, em casos de inflamação, como pneumonia, sinusite e outras causas. Em situações como essas, a recuperação é mais rápida, proporcionando mais qualidade de vida.

Doenças que evoluem rapidamente, como as crises de asma e a pneumonia, não deve ser tratadas somente com homeopatia. Doenças que causam lesões irreversíveis a órgãos também não respondem bem ao tratamento, entre elas cirrose e enfisema.

A homeopatia é fundamentada em 4 princípios: a lei do semelhante, a experimentação na pessoa sadia, as doses infinitesimais e o medicamento único.

Alguns remédios comumente utilizados incluem a Echinacea, que estimula a resposta imunológica do organismo; o Thuja occidentalis, que fortalece o sistema imunológico e previne infecções; e o Allium cepa, que é eficaz no tratamento de resfriados e congestão nasal.

Os homeopatas podem tergiversar facilmente as provas científicas perante um público confiado e carente de formação científica, mas ao fazê-lo minam a compreensão por parte do público do que significa basear um tratamento em conhecimentos provados.

Diferente dos medicamentos alopáticos, o tratamento homeopático – desde que realizado corretamente – não causa efeitos colaterais no paciente. O que pode acontecer é uma potencialização dos sintomas, uma vez que a especialidade atua com o princípio dos semelhantes.

Passiflora. Junto do estresse e da depressão, a ansiedade é um dos transtornos emocionais mais conhecidos da atualidade. A passiflora é extraída da flor do maracujá e tem efeitos muito interessantes, agindo em sintomas como insônia e falta de concentração.

Exacerbação dos sintomas clínicos do paciente após a administração do remédio homeopático.

O fenômeno é caracterizado por uma piora nos problemas da pele que o produto se propunha a tratar, como acne, oleosidade ou ressecamento. Um exemplo comum desse problema é o uso de produtos para acne.

O tempo para a manifestação do efeito rebote após a descontinuação das drogas de meia-vida curta foi semelhante: em média, 10 dias para o AAS, 14 dias para os AINEs, 9 dias para o rofecoxibe, 7-14 dias para os ISRS, 7 dias para as estatinas e 7-14 dias para os IBPs.