Quando a Holanda eliminou o Brasil?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

A Holanda tirou a seleção brasileira em 1974 e 2010. A França foi mais longe. Venceu nos pênaltis o jogo das quartas de final de 1986, venceu a final de 1998 e tirou de novo a seleção do Brasil nas quartas de final de 2006.

Na última Copa, a seleção foi eliminada pela Bélgica nessa fase de quartas de final. Na ocasião, a famosa "geração Belga" com Hazard, De Bruyne, Lukaku e cia, venceu o Brasil por 2 a 1.

A Croácia eliminou o Brasil da Copa do Mundo disputada no Qatar após buscar um empate na prorrogação e vencer a decisão de pênaltis por 4 a 2. Aos 37 anos, o meio-campista Luka Modric foi um dos destaques da partida.

Por um ano, os holandeses governaram o Brasil até que foram expulsos em 1625 por uma poderosa esquadra comandada pelo almirante espanhol D. Fradique de Toledo.

Os holandeses foram expulsos do Brasil, após revolta dos pernambucanos, por não pagarem os empréstimos concedidos no início da invasão. Aproveitando essa agitação em Pernambuco, Portugal, já independente da Espanha, uniu-se aos colonos brasileiros para expulsar os holandeses.

O dia 8 de julho de 2014 ficará negativamente marcado para sempre na memória do torcedor brasileiro. Em partida válida pelas semifinais da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira foi massacrada pela Alemanha ao ser eliminada da competição com uma sonora derrota por 7 a 1.

Já em 2014 a eliminação foi na semifinal, em pleno Brasil, mas o maior vexame de todos os tempos: derrota para a Alemanha por 7 a 1. Na Copa do Qatar, o Brasil foi derrotado por Camarões, por 1 a 0, e, apesar de estar com o time reserva, o resultado foi considerado um grande vexame.

Argentina (1978 e 1990) Alemanha (2014) Bélgica (2018) Croácia (2022)

A partida ficou marcada pela expulsão de Felipe Melo, por pisão em Robben, e pela falha de Júlio César no gol de empate. Na última Copa do Mundo, na Rússia, em 2018, o Brasil enfrentou a Bélgica no mata-mata e foi eliminado, perdendo por 2 a 1.

A França derrotou o Brasil por 3-0 e sagrou-se campeã pela primeira vez.

Em partida válida pelas semifinais da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira foi massacrada pela Alemanha ao ser eliminada da competição com uma sonora derrota por 7 a 1.

França

5°lugar. A edição de 1986 foi a 13ª edição do torneio e o campeonato aconteceu no México. O Brasil era o único país a participar de todas as edições do torneio da FIFA, fato que persiste até a última edição realizada da Copa, em 2022 . Em 1986, França elimina o Brasil da Copa do Mundo nos pênaltis | globoesporte | ge.

Após ter aplicado 8 a 3 na Alemanha, no seu segundo jogo (aplicara 9 a 0 na Coreia do Sul), ninguém acreditava mais que perderia o título. Eliminou o Brasil (4 a 2) e os campeões do mundo, os uruguaios (4 a 2), até reencontrarem os alemães na final...

Em 1645, no nordeste do Brasil, ocorreu a insurreição pernambucana, conflito onde os proprietários de terra da região se mobilizaram para a expulsão dos holandeses. A Insurreição Pernambucana: um dos mais importantes momentos da expulsão dos holandeses.

Essa invasão estava diretamente relacionada com as questões diplomáticas envolvendo Portugal, Espanha e a própria Holanda naquele período. Os holandeses procuraram construir sua própria colônia na América ao se apropriar de uma das principais praças produtoras de açúcar da América Portuguesa.

Recife

As invasões holandesas no Brasil referem-se ao projeto de ocupação do Nordeste brasileiro pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais (W.I.C.) durante o século XVII. Olinda, então a urbe mais rica do Brasil Colônia, foi saqueada e destruída pelos holandeses, que escolheram o Recife como a capital da Nova Holanda.

Em 26 de julho de 1581, na União de Utrecht, Holanda declarou-se formalmente independente da Espanha. Novas alianças foram realizadas entre províncias holandesas. Eventualmente, em abril e maio de 1945, a Holanda foi libertada pelas tropas canadenses.

As Invasões Holandesas no Brasil foram uma série de incursões da República das Províncias Unidas (Holanda) durante o século XVII. Ocorreram na Bahia em 1624, em Pernambuco no ano de 1630 e no Maranhão em 1641.

Porém, os Países Baixos são subdivididos em outras 10 províncias, nas quais os cidadãos não são holandeses. A iniciativa, portanto, se dá para abolir o nome que não considera a região como um todo e que, no dia 1º de janeiro de 2020, foi alterado oficialmente para Países Baixos.

Como as duas seleções estão empatadas em vitórias no confronto direto - três para cada lado - quem levar a melhor no duelo deste sábado fica com a hegemonia. No total são 10 partidas entre Brasil e Holanda. Três vitórias para cada e quatro empates. No entanto, um desses empates pode ser contabilizado a favor do Brasil.

Em toda a história, as duas seleções se enfrentaram em 12 oportunidades, com um retrospecto desfavorável para a seleção do Brasil, que conta com apenas 3 vitórias, 5 empates e 4 vitórias para o lado holandês.