Quando a hérnia não aparece no ultrassom?

Perguntado por: ocavalcanti6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Entretanto, quando o exame de hérnia inguinal por meio do ultrassom se mostra inconclusivo, ou seja, não foi possível confirmar o diagnóstico, é necessário a realização da tomografia ou da ressonância para confirmação da patologia.

HÉRNIA OCULTA DA MULHER (HOM): entidade clínica caracterizada por dor crônica unilateral na região inguinal, sempre recorrente aos esforços ou exercícios, que alivia ao repouso, sem alterações estruturais que justifiquem os sintomas.

Ele é muitas vezes confundido com o ligamento inguinal visto de dentro da cavidade abdominal.

A doença pode ser identificada por meio de um exame físico realizado pelo médico, mas, em alguns casos, pode ser solicitado um ultrassom ou tomografia para verificar a ocorrência. O tratamento de hérnia é exclusivamente cirúrgico, o que exige profissionalismo e experiência do médico responsável.

Doenças que o Ultrassom de abdômen total (ultrassonografia abdominal total) pode detectar? Os principais órgãos analisados pelo ultrassom de abdômen total são: vesícula biliar, pâncreas, fígado, baço, bexiga e rins. O exame também é capaz de analisar uma série de artérias e veias, como a veia cava inferior e a aorta.

Afinal, quais são os principais sintomas de hérnia na barriga?

  • Dor forte na região da hérnia ou do abdômen;
  • Endurecimento, Inchaço e vermelhidão na região da hérnia;
  • Náuseas e vômitos.

Para o correto tratamento de uma hérnia é recomendado ao paciente procurar um cirurgião do aparelho digestivo, denominado popularmente como um médico especialista em hérnia, ou cirurgião geral. Entretanto, é importante ressaltar que não existe uma especialidade médica específica para a doença hérnia.

Assim sendo, o adequado é solicitar ultrassom de parede abdominal e na indicação do exame esclarecer a hipótese em investigação, como exemplo “hérnia inguinal” e/ou “hérnia umbilical”.

Hérnia verdadeiras: Presença de saco herniário que envolve a estrutura transpassando pelo falha no aponeurose muscular. Ex. hérnia inguinal; h perineal. Hérnia falsa: Sem a presença de saco herniário envolvendo as estruturas “herniadas”, em geral é fator traumático, mas pode ser congênito.

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

Tipos mais comuns de hérnia e tratamentos

  • Hérnia umbilical. Como o próprio nome diz, esse tipo de hérnia aparece no umbigo. ...
  • Hérnia inguinal. A hérnia inguinal aparece na região da virilha. ...
  • Hérnia epigástrica. No caso da hérnia epigástrica, a falha estará presente acima do umbigo.

Encarceramento e estrangulamento da hérnia
O encarceramento acontece quando o intestino passa pelo defeito da parede abdominal e fica preso dentro da hérnia. Assim, não consegue retornar para dentro do abdome, o que pode provocar uma obstrução intestinal.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

O tratamento para hérnia de parede abdominal é cirúrgico. No entanto, em alguns casos ela pode regredir sozinha, como quando são pequenas ou em bebês. O procedimento cirúrgico é o único tratamento efetivo. Assim, é indicado mesmo em casos sem a manifestação de sintomas, a fim de evitar complicações e problemas futuros.

Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.

No consultório, além do exame físico de hérnia inguinal feito com palpação, como mencionado, o médico pode solicitar ao paciente que assopre as mãos fechadas bem forte, e verificar se a protuberância se faz presente na virilha durante o esforço abdominal.

O diagnóstico de uma hérnia abdominal é clínico. Por ser a hérnia aparente somente quando a pressão abdominal se eleva, o paciente deve ser examinado em pé. Caso a hérnia não seja palpável, o paciente deve tossir ou realizar manobra de Valsalva com o examinador palpando a parede abdominal.

Por meio do exame de ultrassom abdominal o médico consegue avaliar a saúde digestiva do paciente e garantir a prevenção de algumas doenças.

Em alguns casos, é necessário examinar o abdome de forma mais ampla, sendo utilizado o ultrassom abdominal total.

Dessa forma, seu principal objetivo é investigar anormalidades, disfunções e doenças sobretudo nos sistemas digestivo, urinário e circulatório. Nessas regiões, a TC de abdome costuma ser um forte aliado no diagnóstico de inflamações, tumores e até mesmo câncer.